Após um período de suspensão, a funcionalidade que permite o registo e alteração de IBAN na plataforma da Segurança Social Direta está novamente disponível. Esta reativação surge após a implementação de medidas adicionais para reforçar a segurança do processo, garantindo maior proteção aos utilizadores.
Serviço de alteração de IBAN reativado
O Instituto da Segurança Social (ISS) confirmou que o serviço de registo e alteração de IBAN na Segurança Social Direta foi retomado após duas semanas de inatividade. A suspensão temporária foi necessária devido a fraudes relacionadas com a plataforma, que resultaram em perdas estimadas em 60 mil euros, envolvendo cerca de 90 casos reportados.
Com o serviço novamente em funcionamento, o ISS assegura que foram implementadas novas soluções para aumentar a segurança no processo. Estas medidas visam proteger os beneficiários e evitar situações semelhantes no futuro.
A suspensão temporária deste serviço foi uma resposta a vulnerabilidades exploradas por burlões. Com as novas medidas de segurança agora em vigor, o ISS procura evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer, garantindo um processo mais seguro e confiável para todos os beneficiários.
Como garantir que o seu IBAN está correto
Para evitar problemas no recebimento de prestações ou reembolsos, é fundamental que o IBAN registado na Segurança Social Direta esteja atualizado e correto. Para tal, siga os passos abaixo:
- Acesse a plataforma – inicie sessão na Segurança Social Direta com as suas credenciais.
- Selecione “Conta Bancária” – no menu do perfil, escolha a opção referente ao registo ou alteração de IBAN.
- Insira os Dados Bancários – registe ou atualize o seu IBAN e anexe um comprovativo de titularidade da conta. Este documento é essencial para validar que a conta bancária pertence ao utilizador.
- Aguarde a Validação – após submeter os dados, o IBAN não será imediatamente considerado válido. O utilizador será notificado através da área “Mensagens” da plataforma quando o processo estiver concluído.
O ISS sublinha que esta validação manual é uma solução provisória até que esteja disponível um sistema automatizado de conferência de titularidade das contas bancárias.
Certifique-se de que os seus dados bancários estão sempre atualizados na Segurança Social Direta. Seguir as recomendações do ISS é essencial para evitar atrasos nos pagamentos ou possíveis fraudes. Aproveite esta funcionalidade reativada e proceda já à atualização ou confirmação do seu IBAN.