Cláudia Pereira
Cláudia Pereira
11 Dez, 2024 - 18:00

Como atualizar o IBAN na Segurança Social Direta

Cláudia Pereira

O serviço de alteração de IBAN na Segurança Social Direta foi reativado com medidas de segurança reforçadas. Saiba como atualizar os seus dados bancários de forma segura.

Após um período de suspensão, a funcionalidade que permite o registo e alteração de IBAN na plataforma da Segurança Social Direta está novamente disponível. Esta reativação surge após a implementação de medidas adicionais para reforçar a segurança do processo, garantindo maior proteção aos utilizadores.

Serviço de alteração de IBAN reativado

O Instituto da Segurança Social (ISS) confirmou que o serviço de registo e alteração de IBAN na Segurança Social Direta foi retomado após duas semanas de inatividade. A suspensão temporária foi necessária devido a fraudes relacionadas com a plataforma, que resultaram em perdas estimadas em 60 mil euros, envolvendo cerca de 90 casos reportados.

Com o serviço novamente em funcionamento, o ISS assegura que foram implementadas novas soluções para aumentar a segurança no processo. Estas medidas visam proteger os beneficiários e evitar situações semelhantes no futuro.

A suspensão temporária deste serviço foi uma resposta a vulnerabilidades exploradas por burlões. Com as novas medidas de segurança agora em vigor, o ISS procura evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer, garantindo um processo mais seguro e confiável para todos os beneficiários.

Como garantir que o seu IBAN está correto

Para evitar problemas no recebimento de prestações ou reembolsos, é fundamental que o IBAN registado na Segurança Social Direta esteja atualizado e correto. Para tal, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a plataforma – inicie sessão na Segurança Social Direta com as suas credenciais.
  2. Selecione “Conta Bancária” – no menu do perfil, escolha a opção referente ao registo ou alteração de IBAN.
  3. Insira os Dados Bancários – registe ou atualize o seu IBAN e anexe um comprovativo de titularidade da conta. Este documento é essencial para validar que a conta bancária pertence ao utilizador.
  4. Aguarde a Validação – após submeter os dados, o IBAN não será imediatamente considerado válido. O utilizador será notificado através da área “Mensagens” da plataforma quando o processo estiver concluído.

O ISS sublinha que esta validação manual é uma solução provisória até que esteja disponível um sistema automatizado de conferência de titularidade das contas bancárias.

Certifique-se de que os seus dados bancários estão sempre atualizados na Segurança Social Direta. Seguir as recomendações do ISS é essencial para evitar atrasos nos pagamentos ou possíveis fraudes. Aproveite esta funcionalidade reativada e proceda já à atualização ou confirmação do seu IBAN.

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