Perdeu o seu cartão de crédito? Partilhou dados com uma loja ou alguém de quem agora desconfia? Saiba, então, como cancelar o cartão de crédito para impedir que este seja utilizado indevidamente.
Como cancelar o cartão de crédito: as formas mais e menos comuns
Os casos que mais frequentemente levam alguém a cancelar o cartão de crédito são o roubo, perda ou extravio. Nesses casos, deve informar o seu banco imediatamente, para que o cartão não possa continuar a ser utilizado. Isto porque, como já mencionámos, todos os dados que geralmente são solicitados para efetuar um pagamento estão inscritos no próprio cartão. Referimo-nos às seguintes informações:
- Nome do titular;
- Número do cartão;
- Data de validade;
- CVV ou CVC.
Como vê, qualquer pessoa que tenha estes dados, mesmo que não tenha o cartão físico, poderá efetuar pagamentos sem qualquer impedimento, pelo menos através da internet. Por isso, se em algum momento tiver partilhado os dados do seu cartão com outra pessoa, convém que mantenha um controlo dos gastos que têm sido feitos, para assegurar que mais ninguém, para além de si, o utiliza.
Se perceber que está em risco de ver o seu cartão ser utilizado de forma indesejada, é importante que saiba como cancelar o cartão de crédito. Depois disso, poderá fazer o pedido de um cartão novo, mas saiba desde já que tem custos.
Procedimentos
Passando concretamente à forma como deve cancelar o cartão de crédito, podemos dizer que há duas formas comuns de fazer cancelamentos, e que são transversais a quase todos os bancos ou serviços de cartões de crédito. São elas:
- Por telefone – há sempre uma linha disponível 24 horas para onde poderá ligar e solicitar o cancelamento do cartão de crédito;
- Pela internet – vários bancos permitem o cancelamento de cartões de crédito pela via online.
Estas são as formas que, provavelmente, serão mais rápidas e que quase todas as entidades bancárias disponibilizaram para cancelar o cartão de crédito, mas ainda há outra alternativa. É possível que os bancos que tenham balcões de atendimento também possam proceder ao cancelamento de cartões nesse espaço.
No caso de desistência do serviço, há bancos que apenas aceitam o cancelamento nas agências, não o podendo fazer através do telefone ou internet, como nos casos de roubo, extravio e perda.
Mas por vezes os bancos não têm balcões de atendimento, como é o caso do WiZink, por exemplo. Nestes casos, as únicas vias de cancelamento são a telefónica e a online.
Deve ter percebido como os seus dados podem ser facilmente utilizados por outras pessoas, indevidamente. Por isso, proteja-se e tenha sempre presente o número de telefone do seu banco, para onde possa ligar em caso de se encontrar numa situação em que precise de cancelar o seu cartão de crédito. E haja o mais depressa possível, caso isso lhe aconteça.