No geral, sabemos que as cores escuras dão a sensação de estarmos num espaço mais pequeno, enquanto as claras asseguram a ilusão de um espaço mais amplo. No entanto, por vezes, é possível conjugar, numa mesma divisão, tons escuros e claros – criando um resultado surpreendente. Para tal, é preciso saber muito bem quais os efeitos que os diferentes esquemas podem provocar e, por isso, apresentamos-lhe 9 sugestões sobre como combinar duas cores na sala e criar o efeito pretendido.
Como combinar duas cores na sala: 9 dicas a ter em em conta
Efeito 1: encurtar
Se a sua sala for muito comprida, experimente aplicar uma cor escura na parede do fundo, em contraste com os tons claros das restantes. Isso dará a ilusão da sala ser mais curta, pois a cor escura vai dar a impressão dessa parede estar mais perto, do que realmente está.
Efeito 2: alongar
Se, por outro lado, a sua sala é demasiado curta, isto é, tem pouca profundidade, a solução indicada é pintar todas as paredes de um tom escuro combinando-as com um teto de cor clara. Isso vai sublinhar as linhas horizontais do espaço e, logo, alongá-la visualmente.
Efeito 3: baixar o teto
O esquema oposto – pintar as paredes em tons claros e o teto numa cor escura – irá encurtar, ilusoriamente, o pé-direito e, assim, é a sugestão ideal para salas com um pé-direito muito acentuado.
Efeito 4: estreitar
Se deseja criar o efeito de uma sala mais estreita e longa, experimente usar cor nas paredes opostos e tons claros na parede do fundo e no teto. A sua sala ficará igual, mas o efeito que ela provocará, certamente vai mudar.
Efeito 5: alargar
Sabe aquelas salas muito estreitas que mais parecem corredores? Há também propostas para esses espaços. Dê um tom mais claro às paredes laterais e mais escuros ao fundo e ao teto. Visualmente, sentirá que o espaço de circulação é mais amplo e desafogado.
Efeito 6: encurtar
Quando as paredes da sala são muito altas, acabam por criar um ambiente algo desconfortável. Nesses casos, divida as paredes horizontalmente e pinte a área superior numa cor mais escura. Conseguirá dar um efeito mais acolhedor À sua divisão.
Efeito 7: ampliar
Todos sabemos que áreas pequenas requerem cores claras. Por isso, se a sua sala tem dimensões reduzidas, não arrisque nos contrastes fortes nas paredes e opte por fazer apenas uma combinação de cores claras. No entanto, dinamize o espaço com o toque de apontamentos decorativos em cores com destaque. Verá como isso vai conferir amplitude visual ao espaço, sem perder uma identidade visual de marca.
Efeito 8: compactar
O inverso também é válido. Para as salas grandes (ou, mesmo, enormes!), nada mais apropriado do que preencher todas as superfícies – paredes e teto – com tons escuros. Isso vai dar a sensação de um espaço mais pequeno e, acima de tudo, mais aconchegante.
Efeito 9: destacar
Tem uma parede na sala cheia de molduras com as fotografias dos que mais ama ou com aquele quadro de um pintor super famoso? É claro que isso merece destaque! Como fazê-lo? Muito simples. O tom dessa parede deve contrastar com as cores das restantes. Assim, todos quantos entrarem na sua sala, só vão ter olhos para essa parede e para tudo o que lá exibir.
Acreditamos que muitas destas dicas sobre como combinar duas cores na sala o tenham surpreendido. Por isso mesmo, talvez esteja na hora de olhar bem para a sua sala e verificar se o esquema de tons é, realmente, o que mais favorece a sua sala – tendo em conta as suas características reais e a ilusão que você lhe pretende atribuir. Afinal, depois de conhecer estas 9 conjugações e respetivos efeitos, é bem mais fácil escolher e distribuir cores pelas paredes. Certo?
Veja também: