Share the post "Como comer mais devagar: 9 dicas simples para acertar o ritmo à mesa"
São 10 regras de ouro para quem quer saber como comer mais devagar – e a boa notícia é que só lhe vai trazer vantagens! Não se vai sentir tão enfartado, vai acabar por apreciar melhor a comida que está a ingerir e, no final da semana, do mês e do ano… Vai notar um défice na balança e ver ao espelho um corpo de que vai gostar mais.
Fugir da televisão, substituir alimentos e estar bem hidratado são alguns dos segredos que desvendamos num passo a passo simples. Vamos descobrir juntos como comer mais devagar e viver a dieta alimentar de forma mais saudável?
Como comer mais devagar e ser mais feliz no seu corpo
1. Água, muita!
Um dos truques para saber como comer mais devagar com sucesso tem a ver, na verdade, com um momento de ‘preparação’. Beba grandes goles de água ao longo do dia e mantenha o apetite mais regulado. A água, além de o hidratar, vai mantê-lo mais saciado. Na hora de comer não vai devorar tanta coisa!
2. Tranquilidade precisa-se
Esqueça as refeições à frente da secretária enquanto responde a emails. O momento da refeição deve ser feito fora do ambiente de trabalho e num espaço calmo e relaxado. Caso contrário, vai acabar por comer ‘emocionalmente’ e não quer isso.
3. Fuja da televisão
Falando de locais e hábitos para fazer as refeições… Fuja da televisão e do telemóvel. Isto porque vai estar tão concentrado no ‘zapping’ que está a fazer que nem vai ter noção da velocidade em que está a comer, aumentando a quantidade que necessita para ficar saciado.
4. Conte até 20
Um dos truques importantes para saber como comer mais devagar: depois de levar a comida à boca conte 20 mastigadelas. Depois então engula. Isto vai permitir o organismo digerir melhor a comida e o cérebro processo o que está a comer.
5. Louça pequena
Outro dos truques muito utilizados e que fazem muito efeito é a utilização de pratos mais pequenos. Muito do que comemos está no nosso cérebro e, ao colocar comida num prato mais pequeno, vai dar a ilusão de que estamos a comer mais. Consequentemente, ficamos mais cheios.
6. Consciencialize-se do que está a comer
É muito importante que coma também com o cérebro. O que quer isto dizer? Que deve olhar, analisar e perceber exatamente o que está a comer. Coma de forma consciente para perceber a quantidade e velocidade a que está a ingerir as coisas.
7. Substitutos de alimentos mais pesados
Uma dica de ouro na hora de saber como comer mais devagar e em menor quantidade: substituir alimentos pesados por outros mais leves. Ao preparar a habitual sande, porque não substituir o pão por uma massa de wrap integral? Vais comer menos e sem, sequer, perceber. E não se esqueça, mastigue devagar!
8. Aposte em texturas e sabores
Na sua refeição inclua alimentos com diferentes texturas, acidez e sabores. Assim, a cada vez que mastiga, vai sentir uma “aventura” na boca e vai querer viver o momento. Isso vai ajudá-lo a comer mais devagar para saborear.
9. Faça exercício com os talheres!
Sempre que acabar de dar uma garfada pouse os talheres no prato. Obrigue-se a fazer este exercício de pousar e pegar no garfo e na faca, pois vai ser útil na hora de saber como comer mais devagar.
Agora que já sabe os 9 mandamentos de como comer mais devagar, vá treinando e torne-se numa pessoa mais saudável e feliz!
Veja também:
- Aprender a cozinhar: passo a passo do arroz
- 8 dicas para fazer arroz e ser mais saudável
- 3 ideias originais para transformar couve-flor em arroz
- 4 receitas de pratos requintados com sobras
- 4 ótimas receitas com massa folhada e atum
- 4 receitas com atum para almoços despreocupados
- 4 receitas fáceis e rápidas para dias sem tempo