Share the post "Conheça as regras orientais para comer sushi como um japonês"
Alerta à navegação: sabia que uma das formas de como comer sushi como um japonês é respeitar o facto de se molhar não o arroz no molho de soja, mas sim o peixe? Sim, leu bem, e ainda há mais truques a desvendar. Sabia, por exemplo, que o wasabi não se mistura com o molho? Pois bem, estas são apenas algumas das questões que deve ter em conta – e render-se a elas se quiser comer como um verdadeiro japonês.
Aprenda a comer sushi como um japonês
Fonte: Pixabay/valeskagalle
Molho de soja e wasabi dissolvido? Nunca
Esqueça! Cada coisa é uma coisa, e não se mistura! Se é daquelas pessoas que adora o molho de soja com o wasabi dissolvido, temos más notícias para si: se quer saber como comer sushi como um japonês, não junte estes dois ingredientes.
O que molhar no molho de soja? O peixe, sempre
Na cultura nipónica não se leva a parte do arroz ao molho de soja. O ideal é que molhe sempre o peixe (e levemente para não alterar muito sabor) ou, no limite, a alga. Nunca o arroz!
E o gengibre, para que serve?
Esqueça a história de misturar o gengibre com as peças de sushi ou com o molho de soja. Segundo as regras de como comer sushi como um japonês, o gengibre serve para comer sozinho, entre as peças, para limpar o paladar. Uma espécie de ‘corta sabores’ japonês.
Será que o sushi se come com pauzinhos? Nem sempre…
Pois é… Uma das regras de como comer sushi como um japonês ditam que os makis (aqueles rolinhos típicos de alga por fora e peixe por dentro) são comidos com as mãos. Além disso, se quiser juntar um pouco de wasabi coloque no cimo da peça. Nunca toque com as mãos no arroz e se quiser mergulhar em molho de soja, faça muito de leve (e sem entrar em contacto com o wasabi).
Comer de uma dentada só
Se há coisa ofensiva para um chef japonês é ver as suas peças serem ‘trincadas’ em dois bocados. As peças de sushi são para se comer inteiras. Coloque de uma só vez a peça inteira na boca e aí sim, vá mastigando e saboreando. Se a peça for demais para o que a sua boca aguenta, poderá ser sinal de que não está na melhor casa de sushi…
O peixe é que deve tocar na língua
Outra das regras básicas sobre como comer sushi como um japonês é que o que toca na língua é o peixe e não o arroz. Esta regra aplica-se sobretudo aos nigiris, aquelas peças que têm uma forma côncava com o peixe em cima do arroz. A regras ditam que deve mergulhar o peixe um pouco no molho de soja e colocar assim, ‘de cabeça para baixo’, a peça na boca.
Comece pelo peixe branco e acabe com os makis
Sim, existe uma ordem para comer sushi. E está relacionada com a intensidade dos sabores e com o nível de gordura do peixe. Siga esta ordem: peixe branco, peixe prateado, peixe encarnado, salmão e ovas de salmão, atum, ovos, makis simples e, finalmente, sopa miso.
Agora que já sabe como comer sushi como um japonês, resta marcar o próximo jantar à maneira!
Veja também: