Quantas vezes fez um bolo ao fim de semana, sobraram imensas fatias e não soube o que fazer com ele? Passados uns dias, acaba por ir parar ao lixo… Para que isso não tenha de voltar a acontecer, saiba como congelar bolo. Desta forma, pode congelar o que sobrou e fica sempre com “miminhos” prontos a descongelar e a comer em dias e momentos de maior vontade.
Outra das alternativas pode ter a ver com a sua “profissão” ou hobby: quem faz bolos para fora e começa a aumentar as encomendas, não consegue dar resposta com bolos todos feitos no momento – ou seja, é necessário recorrer a alguns já congelados, ficando apenas com a tarefa de os decorar.
Como congelar bolo: todas as dicas

Como congelar bolo depois de assado: passo a passo
Antes de tudo, tem de deixar o bolo arrefecer totalmente, sendo necessário esperar pelo menos três horas depois de cozido. Para garantir que está totalmente frio, encoste a palma da mão às bordas e bases do bolo.
Atenção ao tipo de bolo que quer congelar. A maioria dos bolos pode ser facilmente congelado, uma vez que a gordura ajuda a mantê-lo. Mas se se tratar de um bolo light (sem gordura), deve evitar colocá-lo no congelador, pois não vai ficar bem.
Depois de completamente frio, deve envolver muito bem o bolo em película aderente – e não poupe neste passo! A película é essencial para proteger o bolo e garantir que o mesmo mantém as suas condições ótimas.
É muito importante proteger bem o bolo da condensação, existindo algumas hipóteses: embalagem plástica hermética; papel de alumínio (uma das melhores barreiras contra a humidade, luz e bactérias) ou tabuleiro de metal (ajuda a proteger a integridade do bolo e evita contaminação de humidade e odores).
É possível congelar bolo já decorado?
Sim, é possível, com algumas salvaguardas. E como congelar bolo decorado? O processo é exatamente o mesmo do anterior, com a exceção de um passo: antes de o levar ao congelador leve-o ao frigorífico meia hora – isto vai ajudar a solidificar a cobertura e evita diferenças tão grandes de temperaturas, não permitindo que o mesmo “rache”.
Os bolos com coberturas de frutos (exceto limão) não devem ser congelados, assim como cremes com ovos e perecíveis mais sensíveis.
Quanto tempo dura o bolo congelado?
Quando conservado de acordo com todas as indicações, um bolo pode durar até quatro meses no congelador.
Depois de congelado, como devo proceder para voltar a consumir?
Deve deixar o bolo descongelar á temperatura ambiente, lentamente e sem recorrer ao microondas. Se quer que o processo seja mais rápido, na altura da congelação prepare doses individuais.
Veja também:
- 5 coberturas para bolos: acabamentos perfeitos para os seus doces
- 5 receitas com laranja deliciosas para preparar
- Queques de chocolate e morango: uma massa deliciosa
- Bolo de chocolate light: uma tentação com zero açúcar
- Leite creme light: tradição com baixas calorias
- Gomas saudáveis: receita simples para fazer em casa
- Bolo de chocolate húmido e fofo: a melhor receita
- Como fazer um bolo de leite condensado simples e rápido
- Bolo arco-íris: receita simples passo a passo
- Receitas de bolos simples e baratas
- As 4 receitas de bolos preferidas das bloggers
- Bolo de claras: 3 receitas deliciosas