Este é, sem dúvida, o melhor alimento que podemos dar aos nossos bebés, daí a grande importância de saber como congelar leite materno.
Com propriedades únicas, este alimento nutre e protege os bebés como nenhum outro. A Organização Mundial da Saúde recomenda que se amamente em exclusivo durante os primeiros 6 meses de vida e, posteriormente, que se mantenha o aleitamento materno até cerca dos dois anos. Claro que há situações em que não é possível amamentar e não há que sentir culpa por recorrer à fórmula. No entanto, caso consiga, vá em frente, pois é excelente para os pequeninos. Se é o seu caso, atente nas dicas para melhor saber como congelar leite materno.
Como congelar leite materno: as principais perguntas e respostas
Antes de saber exatamente como congelar leite materno, é muito importante seguir algumas regras e dicas de higiene e segurança para que o produto não acabe contaminado e não haja risco para o bebé. Tome nota:
- lave sempre muito bem as mãos antes de extrair o leite;
- a bomba extratora (elétrica ou manual) deve ser lavada a altas temperaturas ou esterilizada após cada utilização;
- guarde a bomba num local seco e protegido;
- quando guardar o leite materno em sacos, coloque sempre a data de extração para ter noção da sua validade;
- utilize sempre sacos ou frascos específicos para congelamento de leite materno – só assim vai garantir a manutenção das suas propriedades e componentes.
Quais são as principais dúvidas sobre como congelar leite materno?
“Vou fazer várias extrações ao longo do dia. Posso utilizar o mesmo saco de leite?”
Sim, pode, mas não deve extrair diretamente para o saco uma vez que o leite já retirado estará a uma temperatura bem inferior ao leite acabado de extrair. Retire o leite para o recipiente próprio da bomba (por exemplo) e só quando arrefecer pode colocar no saco com o leite anterior.
“Onde devo guardar o saco com o leite que vou extraindo ao longo do dia?”
Deve aramazena-lo sempre no frigorífico e, preferencialmente, numa das prateleiras mais frescas. Não coloque o leite na porta do frigorífico: além de ficar sujeito a mais alterações de temperatura, vai estar sempre a agitá-lo e pode perder componentes.
“Posso encher os sacos de congelação de leite materno até à totalidade?”
Não é recomendável que o faça dado que o leite se expande durante o congelamento. Encha o saco cerca de ¾ da sua capacidade.
“Depois de extraído, quanto tempo posso guardar o leite no frigorífico até o congelar?”
O ideal será congelá-lo no espaço de 24 horas. Se for para consumo imediato, pode durara até 4 dias.
“Quanto tempo dura o leite materno no congelador?”
Esta questão depende um pouco do seu tipo de congelador. Se for dos congeladores “normais”, as indicações variam entre os 3 e 6 meses; se possuir uma arca de congelação, esse tempo de validade pode aumentar até, no máximo, 12 meses.
“Como devo descongelar o leite?”
O ideal será descongelar durante a noite no frigorífico. Não aqueça leite materno no micro-ondas – além de perder propriedades pode queimar o bebé. Se se tiver esquecido de retirar para o frigorífico, descongele-o em banho maria.
“Depois de descongelado, o leite parece estar “deslaçado”, é normal?”
Sim, é muito normal que depois de descongelado o leite divida a gordura para a base e a parte de água para cima. Agite suavemente o saco com um movimento rotativo, para misturar qualquer gordura que se tenha separado.
“Depois de descongelado posso voltar a congelar?”
Não, depois de descongelado nunca poderá voltar a congelar o leite materno. O que o bebé não bebeu no espaço de 24 horas deve ser imediatamente descartado.
A amamentação não precisa de ser um processo complicado. Facilite a sua vida e a do seu bebé com as nossas dicas sobre como congelar leite materno.
Veja também:
- 8 dicas e produtos para amamentação
- Mitos sobre o leite humano e o aleitamento materno
- Pílula de amamentação: todas as respostas
- Amamentação e alimentação: saiba o que deve fazer
- 3 infalíveis receitas de carne para congelar
- 3 receitas para congelar: light, práticas e deliciosas
- Receitas de peixe para congelar e saborear ao longo da semana