Já se sabe: as cebolas fazem chorar e não falta quem queira saber como interromper este desconforto. Vamos descobrir como cortar cebola sem chorar? Fique atento às nossas dicas.
Para começar, vamos mostrar qual é a razão que explica as lágrimas teimosas: as cebolas são constituídas por uma espécie de túnica de folhas externas (a parte castanha), as camadas interiores (a parte branca, firme e comestível) e, por fim, por um disco basal – que é habitualmente chamado de “raiz”.
Quando cortamos este disco basal, ou o esmagamos, ele liberta uma enzima que, em contacto com as outras partes da cebola, provocam uma reação química e ocorre a libertação de gases. Quando estes gases entram em contacto com a água, temos um efeito ácido – que provoca em nós o choro involuntário.
Mas então, é possível evitar que isso aconteça? A resposta é simples e damos já a seguir.
Como cortar cebola sem chorar: passo a passo
Passo 1
Para começar, utilize uma faca bastante afiada para cortar as cebolas. Lembre-se: as enzimas que provocam as lágrimas são libertadas quando as células são esmagadas ou quebradas. Usar uma faca afiada previne que isso aconteça.
Passo 2
Antes de cortá-las, arrefeça as cebolas no frigorífico por 15 minutos. O frio ajuda a reduzir a quantidade de enzima ácida que é libertada no ar e, o melhor, não afeta o seu sabor.
Passo 3
Que tal experimentar cortar a cebola sob água? Este é um passo super simples e eficiente. Experimente cortar a cebola estando próximo de água corrente (quente) ou de uma nuvem de vapor – uma chaleira com água a ferver, por exemplo. A ciência explica que o vapor atrai os gases da cebola.
Passo 4
Para não chorar, expire pela boca e estique a língua para fora. O gás será atraído para a sua língua molhada, e não para os seus olhos.
Passo 5
Que tal assobiar enquanto trabalha? O assobio ajuda a criar um fluxo de ar significativo, no sentido oposto ao seu rosto, contribuindo para manter os compostos da cebola bem longe dos olhos. Escolha a música perfeita para acompanhar e fique certo de que vai poder cortar dezenas de cebola sem deitar uma só lágrima.
Passo 6
Morda um pedaço de pão. Mastigar o pão lentamente é uma dica de génio para evitar as lágrimas. Achou estranho? Então, esqueça a ida à padaria e aposte numa chiclete. Não se sabe qual é a razão, mas, de facto, a técnica funciona – e bem.