Para aprender como cortar frango é necessário apenas seguir as nossas indicações e verá que isso tornar-se-á numa tarefa muito simples – e rápida.
O frango, em muitas receitas, é usado inteiro – certo? Mas, e quando precisa de o cortar, como faz? Saiba que há passos a cumprir para que o resultado seja ideal. Além disso, há uma curiosidade importante: se o frango estiver cortado em pedaços também cozinha mais facilmente.
Como cortar frango: passo a passo para um corte perfeito
Como cortar frango?
- Remova o frango da embalagem – os frangos disponíveis no mercado vêm, normalmente, embalados. Deve retirar o frango da embalagem e retirar do interior (caso tenha) um pequeno saco com os miúdos do frango. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é necessário lavar o frango. Quando bem cozinhado, o frango fica livre de todas as bactérias.
- Coloque o frango numa superfície adequada – é importante que o frango seja partido sobre uma superfície resistente e própria para corte, como uma tábua de madeira ou de plástico duro. A superfície deve estar bem limpa.
- Use uma faca de corte – para cortar o frango na perfeição, deve usar uma faca de corte de carnes bem afiada, limpa e seca.
- Separe as coxas do frango – em primeiro lugar, deve separar as coxas do frango, fazendo um golpe na base da antecoxa. Vire o frango e espalme-o. Assim, será mais fácil encontrar a articulação da coxa para a poder cortar no sítio certo – a meio da junção dos ossos.
- Corte a coxa em duas partes – depois, procure a união entre a coxa e a antecoxa e, novamente, faça o corte mesmo no meio da articulação.
- Separe o peito – vire o frango com o peito para cima e corte-o ao meio. Espalme-o e corte os peitos do frango.
- Corte as asas do frango – procure a base das asas e faça um corte firme e que separe as asas completamente do corpo do frango.
- Remova o excesso de gordura – com uma faca mais pequena, mas bem afiada, deve retirar o excesso de gordura e alguma pele do frango.
Notas:
- Depois de cortar o frango lave muito bem a tábua. Nunca coloque outros alimentos na tábua onde partiu o frango sem a lavar.
- Este processo de cortar o frango pode também ser seguido depois de o frango estar cozinhado.
- Use o pescoço, as asas e os miúdos do frango para fazer uma deliciosa canja de galinha.
Agora que já sabe como cortar frango, o resultado será excelente para usar em vários pratos e receitas – ou mesmo para servir, caso o corte seja feito depois de o frango estar pronto. Experimente já.
Veja também: