Share the post "Como criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro em 7 passos"
Quer saber como criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro com o seu hobby? Bons exemplos não faltam, mas como será que estas pessoas empreendedoras se tornaram bloggers de referência no cenário virtual – e não só?
Talvez já tenha ensaiado uma tentativa numa plataforma gratuita, como o Blogspot ou o WordPress, começou a publicar e não viu bons resultados – ou, pelo menos, resultados significativos. Foram horas de dedicação às publicações, às fotografias, talvez até aos vídeos… E poucos ou nenhum comentário. “O que eu fiz de errado?” – se esta foi a questão que se colocou, chegou ao sítio certo: listamos 7 passos essenciais para acertar no objetivo (e perceber onde não pode haver enganos).
Porque somos adeptos do lema “trabalhar muito gera resultados”, mas acreditamos que todo o trabalho deve seguir uma linha e ter um propósito claro, vamos ajudá-lo com o passo a passo para saber como criar um blog de sucesso e não perder mais tempo. Fique atento, tome nota e pondere criar uma imagem de impacto na internet.
Como criar um blog de sucesso (e até ganhar dinheiro com isso)
1. O seu blog não deve ser apenas um hobby
Gosta de correr? Jogar à bola? Fotografar? Pintar? Fazer crochet? Se tem algum hobby que adora, sabe bem que o faz por puro prazer e que ganhar dinheiro não é uma vantagem obrigatoriamente associada ao seu lazer. E ainda bem que o faz. Mas, no entanto, se quer ter um blog de sucesso e fazer dele uma fonte de rendimento, não o encare como uma distração. O seu blog não pode, de todo, ser um hobby.
Trate-o desde o início como o seu próprio negócio, investigue sobre o assunto, aprenda a trabalhar para otimizar a sua presença online e não descuide do bom português e da boa imagem – já sabemos que as fotografias e vídeos originais e com pinta são componentes essenciais dos blogs de sucesso de todo o globo.
2. Escolha o mercado certo e defina o seu nicho
É precisamente nesse ponto que a maior parte dos aspirantes a bloggers erram. Não é porque é fã de uma determinada área ou um curioso nato por algum assunto que vai, necessariamente, encontrar espaço para ter um verdadeiro negócio na internet. A regra é encontrar o elo de convergência entre a sua paixão/habilidade e o interesse das pessoas e empresas em gastar dinheiro. Ignorar isso é escolher o caminho mais difícil.
Não ensaie tentativas e não encare o projeto como uma oportunidade de falhar. A estratégia “vamos ver como corre” não pode existir. Entre no mercado para ganhar.
3. Encontre o seu próprio propósito
Pense bem: o que quer ganhar, de verdade, com um blog? Diversão? Ocupar tempos livres? Ou sucesso e dinheiro? Isso é crucial para dar as respostas que precisa encontrar em si mesmo sobre o seu real objetivo e o que pode fazer para alcançá-lo.
8 perguntas para fazer a si mesmo se quer ser um empreendedor digital
- Qual é o meu objetivo/missão?
- Qual é o caminho para chegar ao meu objetivo?
- Como quero que seja, realmente, o meu negócio?
- Que tipos de clientes quero ter? Quem são, em que número existem e como chegar até eles?
- Quantos clientes quero alcançar?
- Como posso ajudar os meus clientes? Com mais informação, motivação ou conteúdo?
- Por que os meus clientes devem comprar a mim?
- Quantas horas quero trabalhar por semana?
Acredite: se conseguir responder a estas questões, já tem um bom caminho para o seu projeto e vai passar à frente de quase todos os aspirantes a bloggers. Publicar sem propósito é o erro mais comum entre todos eles.
4. Identifique os problemas e os “buracos” que existem no seu mercado
4 perguntas para ajudá-lo a encontrar o que falta no seu mercado e como pode contribuir com a sua audiência
- Existe algo saiba fazer realmente bem e que acredita que outras pessoas gostariam de aprender?
- Tem alguma solução para um problema comum no seu mercado?
- Se já tem um blog, quais são os problemas recorrentes da sua audiência?
- Há algo em si que o destaca? As pessoas costumam tirar dúvidas consigo sobre um determinado tema?
Lembre-se: é preciso unir a fome à vontade de comer – ou seja, oferecer aquilo que o seu público/mercado quer consumir e onde os seus clientes são capazes de investir dinheiro.
5. Defina um funil para as suas vendas
Se que saber como criar um blog de sucesso e fazer dele um negócio (e não apenas um passatempo), tem um próximo passo a seguir: depois de identificar o seu nicho no mercado e aquilo que pode oferecer ao seu público, vai ter de definir o seu próprio funil de vendas. Ficou confuso? Nós explicamos.
- Agregue valor a tudo o que oferece aos leitores do blog e convide-os a integrar a lista de newsletter. Se o seu conteúdo for diferenciador, eles vão querer entrar para o “clube”.
- O próximo passo é criar um formulário com o MailChimp ou a Aweber, para começar a fazer contacto direto com os leitores.
- Se vai pedir algo em troca, que neste caso são as visitas e a fidelidade do leitor, ofereça inspiração, motivação e conteúdo. De vez em quando, ensine algo – eles vão gostar.
- Depois de seguir os passos que já listamos, é altura de criar uma oferta relevante para o seu público. Para começar, pode criar um e-book seu (de inspiração, motivação ou a ensinar algo), garantindo que é realmente útil para o leitor. Não descuide na qualidade. Mais tarde pode criar parecerias com marcas, por exemplo, e continuar a criar ofertas – como os e-books. Com o tempo, poderá cobrar por isso, mas já vamos falar disso a seguir.
6. Comece a trazer as pessoas para o seu funil de vendas
Depois de definir o seu funil de vendas, é altura de trazer mais gente para a rede. Cada vez mais. Quem quer ganhar dinheiro sabe bem que o foco vai ser sempre o cliente.
Pense sempre em como pode ajudar mais o seu público. Será que consegue facilitar a vida da sua audiência? Como pode ajudar a resolver problemas comuns? Crie mais nichos dentro do seu nicho inicial e, quando já não produzir conteúdo apenas para iniciar o blog e angariar público, olhe para si como um profissional. E o que fazem os profissionais? Cobram.
Não tenha medo de dar um preço pelo seu trabalho, pelas suas ofertas, pelo seu tempo. Se quer ajudar leitores e marcas, vai precisar aumentar o alcance e nada melhor para isso do que passar a cobrar pelo que faz. Este é o factor X que o vai dar ainda mais motivação – e quem trabalha com motivação, trabalha melhor… Certo?
7. Repita os passos anteriores continuamente
A vantagem de estar sempre a pensar mais sobre o assunto e sobre como pode crescer é que vai evoluir continuamente com um objetivo, com um propósito. Por isso, sim, repita. Refaça o caminho. Reproduza os passos. Esteja sempre a conjugar e a agregar valor ao seu projeto. Agora, com uma base mais sólida e a saber mais do que a grande maioria dos que ensaiam ter um blog, vai conseguir analisar os erros e avaliar os resultados com um novo olhar.
Está a pensar em criar um empreendimento digital e não sabia bem como fazer dele um negócio lucrativo? Já encontrou o seu guia, passo a passo, para saber como criar um blog de sucesso. Agora, dedique tempo aos planos e siga a fórmula lembrando sempre que nenhum boom que acontece na internet torna-se duradouro num passe de mágica. Estar no caminho certo e trabalhar bem é o melhor plano.