Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers
Criar um negócio na internet pode ser uma excelente alternativa para quem pretende abrir uma atividade própria. Atualmente, um negócio na internet tem um potencial de lucro assinalável pois os consumidores estão mais confiantes neste tipo de comercialização. Além disso, tem um custo de conceção e de estrutura baixos, amplas possibilidades de mercado (global, no limite) e pode funcionar 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
Contudo, fazer chegar o seu negócio aos clientes, dando-se a conhecer num mercado tão vasto pode ser um entrave, particularmente se não dominar algumas estratégias na criação do seu negócio online.
7 Passos para criar um negócio na internet
1. Analise as necessidades do mercado. Antes de definir o seu produto ou serviço, encontre uma necessidade do mercado, ou seja, o que as pessoas procuram e trate de preencher essa necessidade com os seus produtos ou serviços;
2. Crie um site interessante e aloje-o na web. Tem de possuir um site apelativo e fácil de navegar, mas sem deixar de parecer profissional para que os clientes sintam confiança no seu negócio. Pode optar por alojar o site na web através da computação em nuvem, pois tens custos muito inferiores relativamente ao alojamento em servidor físico;
3. Construa um catálogo online. O processo de comprar é tão mais apelativo, quanto melhor construído estiver o seu catálogo online. Aposte em fotografias de qualidade, criativas e/ou artísticas;
4. Disponibilize formas de pagamento online, escolhendo os modos que mais lhe interessam. Para aceitar pagamentos eletrónicos dos produtos ou serviços online que vende existem várias soluções, como a MB NET, Paypal ou REDUNICRE;
5. Promova o seu negócio. É naturalmente crucial que os potenciais clientes acedam ao seu negócio na internet, através de visitas ao site. Se assim não for, por muito interessante que seja o seu site ou produto, o negócio não será rentável. Promova nas redes sociais, domine a optimização para motores de pesquise ou use o pay-per-click, por exemplo, para captar o público-alvo para o seu site;
6. Assegure a logística. Se não for capaz de entregar os seus produtos dentro do prazo estabelecido e sem falhas o seu negócio perderá credibilidade. Aposte numa boa logística;
7. Garanta o serviço pós-venda. Saber como lidar com as reclamações e devoluções ou assegurar outro tipo de apoio ao cliente é fundamental para obter fidelização.
Veja também: