Limpar o carro corretamente ajuda a evitar danos como riscos na pintura e manchas nos vidros. Contudo, para muitos, é mais do que uma questão de manutenção. É, por vezes, uma questão de orgulho andar pela estrada com um belo carro. Para tal, é também necessário saber como dar brilho ao carro.
Quem se preocupa com o exterior do veículo deve evitar as lavagens automáticas e as suas escovas enormes, que podem fazer mais mal do que bem ao veículo.
Saiba, contudo, que é preciso fazer um pouco mais do que aplicar uma cera qualquer e rezar por bons resultados.
Dar brilho ao carro: 8 dicas eficazes
Avaliar a condição do veículo
Avaliar o estado do automóvel é o que vai permitir escolher uma limpeza e cuidados adequados à necessidade do carro.
Um carro mais novo, que recebeu polimento e cera mais recentemente, não precisa de tantos retoques. Por outro lado, um carro mais antigo pode precisar de um polimento cuidadoso e de uma boa camada de cera para ficar como novo.
Ler os rótulos
Antes de aplicar qualquer tipo de produto no veículo, esteja atento às instruções.
Detergentes, ceras, escovas de polimento ou produtos para o vidro podem variar de marca para marca e serem boas ou más consoante o carro e o seu fabricante.
Determinados detergentes podem ser muito ácidos e acabar por danificar a pintura do automóvel, por exemplo.
Lavar o carro
Use panos limpos e macios, esponjas específicas e panos de microfibra para limpar o carro. Mas antes de qualquer coisa, lembre-se de retirar a sujidade mais pesada, como placas de terra e poeira, apenas com água. Isto vai ajudar a evitar arranhões durante a lavagem.
Utilize sempre detergentes para carros e esqueça os detergentes para loiça ou sabão para máquinas de lavar roupa.
Limpar os vidros
Se pretende dar brilho ao carro, então os vidros devem ser uma das principais preocupações.
No entanto, limpar adequadamente os vidros é mais do que uma questão estética. É também importante para a segurança, pois vidros sujos podem causar acidentes.
No entanto, fique longe dos produtos de limpeza para casa: escolha apenas limpa-vidros específicos para automóveis. Ao usar produtos de casa para limpar o carro, está a correr o risco de danificar permanentemente o veículo.
Lavar as rodas
Utilize um pano limpo e um produto com PH equilibrado para limpar as rodas e deixar o carro perfeitamente limpo.
Preparar a superfície
Após a lavagem, os riscos, marcas de oxidação e defeitos externos estarão mais visíveis. Antes de qualquer outro produto, experimente utilizar uma barra de argila para automóveis na superfície do carro para torná-la homogénea.
Polir e encerar o carro
Polir o veículo é o que pode fazer a diferença entre um resultado amador e um resultado profissional. Para dar brilho ao carro, o polimento pode ser feito com uma ferramenta ou com um pano e as suas próprias mãos.
Para polir o carro como deve ser vai precisar de cera líquida, pasta abrasiva, um pano de microfibra, polidor composto e algodão.
Esta ação vai tratar de alguns defeitos na pintura e na textura, bem como proteger a pintura no futuro. Note que é importante utilizar um pano de microfibra e não um pano qualquer para não riscar. Faça sempre movimentos na horizontal ou vertical, e nunca circulares.
Coloque cera líquida no carro e passe a pasta abrasiva por cima. Com isto, toda a pintura vai ficar uniforme. De seguida, passe o pano de microfibra para remover excessos. Aplique, então, o polidor composto com algodão e remova o excesso com o pano de microfibra.
Porquê encerar
Passar cera no carro é como garantir a proteção da pintura e da estrutura, pois é como se esta funcionasse como um protetor solar. Assim, previne a tinta de descolorir com a incidência de raios UV.
Para dar brilho ao carro, é preciso encerar com uma cera de qualidade. A cera já deve vir com um aplicador, e depois de polir é só colocar uma camada fina por todo o carro.
Ao aplicar a cera os movimentos já podem ser circulares, visto que não vai riscar. Não se esqueça de tirar o excesso com o pano de microfibra no final.
A cera vai proteger a pintura e suportar todo o trabalho que teve a dar brilho ao carro. Deve-se aguentar por cerca de um a dois anos, tendo em conta que não trata mal o carro.