Marcos Silva
Marcos Silva
03 Jul, 2018 - 16:45

Como desbloquear telemóvel: passo a passo e preços

Marcos Silva

Quer mudar de operadora? Não necessita de comprar um equipamento novo se souber como desbloquear telemóvel. Descubra tudo aqui.

Como desbloquear telemóvel: passo a passo e preços

O setor das tecnologias está cada vez mais competitivo e as operadoras de telecomunicações estão a acompanhar a tendência. Saiba como desbloquear telemóvel.

Com tanta concorrência, os incentivos para mudar de operadora são apelativos. Contudo, a compra de telemóveis está, muitas vezes, condicionada pela fidelização por contrato. Isto implicaria a compra de um novo equipamento, caso quisesse efetivamente mudar de operadora, o que traria um custo elevado e desnecessário. A solução? Saber como desbloquear telemóvel.

Para desbloquear o telemóvel e permitir, assim, que este possa ser usado com outras operadoras, importa saber que, desde agosto de 2010 – quando entrou em vigor, em Portugal, o Decreto-Lei nº 56/2010 de 1 de Junho -, é mais fácil realizar a tarefa, já que o regulamento impôs novas regras às operadoras de telecomunicações.

Além de facilitar o desbloqueio de telemóveis, introduziu alterações relativas aos períodos de fidelização, por exemplo. Todas as operadoras regem o modo como desbloqueiam o telemóvel, mas o processo é sempre o mesmo. Descubra aqui.

Como desbloquear telemóvel em 5 passos

Ora, para desbloquear o seu telemóvel tem de seguir os seguintes passos.

como desbloquear telemovel

Passo #1

Primeiro, precisa do código IMEI do seu telemóvel. Este código é o identificador para o fabricante e é constituído por 15 dígitos. Para saber qual é, o mais fácil será procurar no manual do telemóvel, ou então através da operador a que o aparelho está fidelizado.

Passo #2

De seguida, é necessário obter o código de desbloqueio de 8 dígitos. A melhor forma de o obter é contactando a sua operadora. Cada operadora tem o seu processo de aquisição deste código, que é obtido através do IMEI. Consulte o final deste artigo para mais informações.

Passo #3

Depois do código de desbloqueio obtido, desligue o seu telemóvel e retire o cartão da operadora atual.

Passo #4

Insira o cartão da operadora atual e volte a ligar o telemóvel. Já está mais perto de conseguir desbloquear o seu equipamento.

Passo #5

Quando ligar o aparelho, surgirá um pedido para introduzir uma senha, em vez da inicialização habitual do seu telemóvel. Agora é a altura de introduzir o seu código de desbloqueio e clicar Enter. Uma mensagem irá confirmar que o código é valido e o seu telemóvel encontra-se desbloqueado.

Contudo, ainda que mais simples de executar do que anteriormente, é necessário lembrar que existem custos associados ao desbloqueio do telemóvel. Agora que já sabe como desbloquear o telemóvel, fique a saber quanto irá custar obter os códigos de que necessita.

Quanto custa desbloquear o telemóvel?

desbloquear telemovel

Primeiro ponto: se tem um equipamento novo e está fidelizado à operadora Meo ou Nos, este procedimento é gratuito. Ou seja, para quem compra equipamentos móveis nestas duas operadoras, o desbloqueio é totalmente gratuito. Na Vodafone, o mesmo não se verifica.

Atualmente, desbloquear um telemóvel da operadora, seja qual for, tem mais ou menos os mesmos custos, devido à nova legislação. Então, o desbloqueio de telemóveis tem os custos descritos abaixo.

  • 6 primeiros meses de fidelização: 100% do preço do telemóvel na data em que o comprou;
  • 7-12 meses da fidelização: 80% do preço do telemóvel na data em que o comprou;
  • 12-24 meses da fidelização: 50% do preço do telemóvel na data em que o comprou;
  • Depois dos 24 meses de fidelização: gratuito.

A estes valores poderão estar associados outros valores consoante a operadora a que tiver fidelizado.

Vodafone

Na Vodafone, existe uma linha gratuita (12711) através da qual basta solicitar um código de desbloqueio do seu telemóvel, incluindo preços e condições. Para isso terá de efetuar a chamada a partir do telemóvel que quer desbloquear. Também o pode fazer numa loja Vodafone e em ambos os casos deve ter a fatura de compra do equipamento.

Ver condições aqui >>

Nos

O processo aqui é o mesmo de anteriormente, contudo, a chamada tem de ser efectuado para o número *#06# (gratuito) – ou então através da sua conta.

Ver condições aqui >>

Meo

Mais uma vez, necessita do código de desbloqueio. Na Meo terá de aceder à sua página pessoal para conseguir aceder aos seus dados.

Ver condições aqui >>

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