Share the post "Como descrever a personalidade numa entrevista de emprego?"
Sabe como descrever a personalidade numa entrevista de emprego? Algumas das perguntas mais comuns em entrevista giram em torno da forma como os entrevistados se vêem a si próprios e à sua personalidade.
O facto de ser uma questão frequente não significa que a resposta seja propriamente fácil de dar – desde logo é normal que o “assaltem” pensamentos sobre que tipo de resposta será mais adequada, e o que é que o empregador quer realmente saber a partir das palavras que vai dizer.
Descubra como descrever a personalidade numa entrevista de emprego
O melhor a fazer é estar preparado para se sair bem. No entanto, atenção: preparar de antemão a resposta não significa necessariamente que não será possível ser honesto e espontâneo. Pelo contrário! Esta é a primeira boa notícia.
O contexto certo
Em primeiro lugar saiba que a forma como vai descrever a sua personalidade deve estar de acordo com o contexto profissional em que quer inserir-se. Foque-se em demonstrar que as suas características pessoais são úteis ao bom desempenho de funções, sem nunca esquecer de mostrar que é conhecedor da cultura da empresa e da sua atividade.
O foco deve-se manter sempre em mostrar porque é que é um bom candidato a trabalhar para a empresa, e se a empresa for realmente a sua praia, isso nota-se na forma como responde, mesmo que seja nas entrelinhas.
O que os entrevistadores querem realmente saber
Quando lhe pedem numa entrevista de emprego para descrever a personalidade, querem saber essencialmente duas coisas:
- qual a sua atitude e a sua forma de encarar a vida e o trabalho de uma forma geral;
- em que tipos de funções e ambientes de trabalho se encaixa – será muito útil compreender se o candidato é líder ou seguidor, se tem facilidade em mediar conflitos ou se por outro lado é conflituoso, se gosta de trabalhar em equipa ou individualmente, entre outros aspetos que podem influenciar o seu “encaixe” e alinhamento com a cultura da empresa.
Recorra a referências externas
Nada melhor do que recorrer a referências sobre nós próprios e a nossa personalidade. Pense em antigos colegas de trabalho, antigos gerentes, pessoas com quem já tenha trabalhado e que sabe que guardam de si boas indicações.
Assim, uma boa forma de responder a perguntas sobre a sua personalidade é responder como se a verdadeira questão fosse “como é que os seus colegas de trabalho avaliam a sua personalidade?”.
A resposta deverá centrar-se nas qualidades positivas, e poderá ser algo como “o meu antigo diretor dizia que eu era muito bom relações públicas; creio que isso tem a ver com a minha capacidade inata de ouvir os outros!”.
Como descrever a personalidade numa entrevista? Saiba escolher as palavras certas!
Proferir os termos apropriados para descrever a sua personalidade é importante. Usar uma destas palavras que deixamos a seguir pode jogar a seu favor, pois são música para os ouvidos dos empregadores de uma forma geral:
- integridade
- confiabilidade
- capacidade de adaptação
- profissionalismo
- trabalho em equipa
- problem-solver