Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
10 Jul, 2023 - 10:57

Como dobrar lençol de elástico facilmente: passo a passo

Catarina Milheiro

Saber como dobrar um lençol de elástico pode significar um autêntico desafio. Aprenda a dobrá-los corretamente para que ocupem menos espaço.

Uma das tarefas da casa menos apreciadas por algumas pessoas é dobrar a roupa de forma eficaz para que seja possível armazenar tudo nas gavetas e armários. E não temos dúvidas de que saber como dobrar um lençol de elástico pode mesmo tirar-nos do sério.

Andamos às voltas, experimentamos tudo e o lençol acaba sempre por ficar mal dobrado e com um aspeto de quem foi atirado para dentro da gaveta ou do armário, não é assim? Para acabar com esse problema, reunimos alguns truques que o vão ajudar.

Ter um lençol de elástico na cama é uma garantia de que vamos ter sempre um colchão muito lisinho e bem arrumado. Afinal, o lençol de elástico é o melhor amigo de muitos já que não se solta com facilidade do colchão.

Se também gosta de utilizar este tipo de lençol e tem dificuldades em dobrá-lo depois de lavado e passado a ferro, saiba como proceder e acabar com essa complicação.

Como dobrar lençol de elástico: passo a passo

Se também quer saber como dobrar os lençóis de elástico que utiliza na cama de solteiros, de casal e até na de bebé reunimos um passo a passo para o ajudar.

São várias as pessoas que pensam que dobrar um lençol de elástico seguindo as regras é uma tarefa difícil. No entanto, basta ter um pouco de paciência e aprenderá com facilidade. Tome nota.

Passo 1

Estenda o seu lençol de elástico numa superfície plana grande (como a cama de casal, por exemplo). Depois, posicione o lençol com a parte elástica virada para cima (ou seja, do avesso).

Passo 2

Em seguida, dobre o lençol ao meio, levando a parte inferior para cima e unindo as mãos – combine os cantos e as costuras inferiores com as superiores. Para que seja possível formar um retângulo correto, coloque os seus dedos nos cantos e nas bordas.

Passo 3

Agora, dobre novamente o lençol ao meio, mas desta vez da esquerda para a direita ou vice-versa. O importante é certificar-se de esconder o elástico.

Passo 4

Volte a dobrar o lençol na lateral – agora em 3 partes iguais, formando um retângulo comprido.

Passo 5

Por fim, vire o lençol na horizontal e dobre novamente em 3 partes (formando assim um quadrado). E voilà: o seu lençol está pronto para ser arrumado. Ficou com dúvidas? Confira o vídeo.

E se quisermos dobrar o lençol para ocupar pouco espaço?

Agora que já sabe como dobrar os seus lençóis de elástico, tudo se torna mais simples: inclusivamente organizar o espaço que tem disponível para guardar as roupas de cama.

Se prefere organizar os lençóis de forma a que fiquem mais dobrados e que ocupem menos espaço, uma ótima maneira para o fazer é dobrar o retângulo comprido com que ficou em 3 partes iguais. Desta forma, irá obter um pequeno quadrado que pode ser facilmente armazenado na vertical ou na horizontal.

5 truques para ajudar no momento em que tem que dobrar lençóis

Quando o objetivo é dobrarmos o lençol de elástico que utilizamos na nossa cama, existem alguns truques que nos podem ajudar bastante. Ficou curioso? Anote tudo.

1.

Utilize o ferro

Para conseguir deixar o lençol de elástico mais esticado é recomendado utilizar o ferro a vapor assim que estiver seco. Desta forma, será mais fácil esticar o lençol em cima da cama para o dobrar.

2.

Use os dedos para dobrar o lençol

Para que este processo seja mais rápido e simples, deve colocar sempre o lençol do avesso e com a ajuda dos seus dedos junte as 4 pontas. Se ainda tem dúvidas, visualize o vídeo que disponibilizamos mais acima.

3.

Escolha a cama ou uma tábua para o ajudar

Depois de dobrar o lençol ao meio e de unir as pontas, vai precisar de colocar o lençol dobrado numa superfície plana para o ajudar a terminar o processo. Para isso, pode optar por escolher a cama ou até mesmo a tábua de engomar.

4.

Dobre em 3 partes, caso prefira deixá-lo pequeno

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o lençol de elástico também pode ser dobrado em várias partes para que ocupe menos espaço nos armários.

5.

Junte os conjuntos de lençóis

Para que não tenha que perder muito tempo à procura dos lençóis para colocar nas camas, o ideal é guardar por conjuntos.

Como o lençol que cobre o colchão é, por norma, maior, experimente empilhar o lençol com o qual utiliza para se cobrir e as respetivas fronhas das almofadas. Coloque tudo no meio do lençol de elástico quase como se fosse uma embalagem.

Veja também