Encontrar o seguro automóvel mais barato do mercado pode parecer uma tarefa difícil, no meio de tantas ofertas à sua disposição. Na verdade, o facto de um seguro depender muito do ramo automóvel e das várias características que dizem respeito a diferentes veículos e aos seus condutores dificulta a classificação de determinado seguro como o mais barato de todos.
Para tornar esta classificação ainda mais difícil, as seguradoras modificam constantemente as suas tarifas. Desta forma, o seguro que hoje aparenta ser o mais acessível, amanhã pode muito bem deixar de o ser.
Ainda assim, é (muito provavelmente) possível encontrar um seguro automóvel mais barato do que o seu, assim como pesquisar por um seguro de baixo preço, no caso de ser o seu primeiro seguro automóvel.
7 dicas para conseguir um seguro automóvel mais barato
1. Faça uma lista de diversas seguradoras existentes
Após ter a lista concluída, elabore uma tabela de comparação de preços e de coberturas oferecidas pelas diversas seguradoras, para no final conseguir comparar e descobrir qual é afinal o seguro automóvel mais económico e indicado para si.
2. Faça simulações de seguros
Depois da estratégia montada, faça várias simulações de seguros automóveis, preenchendo a sua tabela com os dados que vai reunindo, o que tornará mais fácil a comparação das ofertas do mercado.
3. Consulte a linha de apoio de cada seguro
Telefone à linha de apoio se tiver dúvidas sobre os produtos e serviços oferecidos. A desinformação pode levar a custos extra evitáveis. Paralelamente, pode visitar um mediador de seguros, que pode oferecer outros descontos.
4. Escolha um plano de coberturas sem demasiadas proteções
Selecione as proteções que considerar essenciais, de acordo também com o que pode pagar.
5. Conheça determinadas condições vantajosas
Se possuir mais do que um veículo, pense abrangê-los a todos na mesma seguradora, para ter direito a um preço especial. Verifique se pode desfrutar de alguma condição vantajosa por ser sócio ou associado de algum clube ou marca, como por exemplo o Automóvel Clube de Portugal. Pode ainda consultar o seu banco, pois este pode oferecer condições e descontos especiais.
6. Esteja atento às promoções
As seguradoras apostam muitas vezes em Seguros Automóveis mais baixos, para conseguirem aumentar a sua quota de mercado. Assim, optam por assumir uma menor margem de lucro e correr mais riscos, beneficiando os clientes interessados. Esteja atento aos anúncios na televisão!
7. Depois de escolher a seguradora, negoceie o prémio de seguro
Depois de escolher uma seguradora, negoceie um prémio de seguro automóvel ainda mais baixo do que foi previsto. Se contratar mais do que uma apólice, pode ter direito a descontos e promoções. Se tiver poucos anos de carta ou sofrido algum acidente, pode ainda colocar o seguro automóvel no nome de um familiar.
O que pode fazer variar o preço do seguro automóvel?
1. Idade e experiência
De facto, a idade e a experiência do condutor têm um peso considerável no preço do seguro automóvel: um condutor com mais de 40 anos e encartado há mais tempo, logo mais experiente, acarreta menos riscos para a seguradora do que um jovem recém-encartado, de apenas 18 ou 20 anos.
2. Histórico do condutor
Este é outro fator a considerar. Regra geral, o preço do seu seguro vai aumentar se tiver estado envolvido em vários sinistros cuja responsabilidade seja sua. Pelo contrário, o preço vai diminuir se tiver um histórico de acidentes limpo ao longo de vários anos.
3. Área de residência
Este é também é um factor a considerar quando se pensa num seguro automóvel mais barato. Na verdade, condutores residentes em áreas urbanas, com mais trânsito e, por consequência, com mais sinistralidade, podem ter um preço de seguro mais elevado do que um condutor de uma zona rural.
4. Franquia
Por fim, é considerada a franquia do seguro automóvel, ou seja, o valor assegurado pelo tomador de seguro, em caso de acidente. Se subscrever um seguro com franquia incluída, o custo prémio anual será inferior. Tenha ainda em atenção que, em caso de acidente, o valor da indemnização pago pela sua seguradora será tanto menor quanto maior for a percentagem da franquia segurada.
As seguradoras low cost com as melhores ofertas
Há algum tempo, apareceram no mercado as chamadas seguradoras low cost. São companhias de seguros que privilegiam o contacto com os seus clientes, através do telefone e/ou da Internet. Estas seguradoras poupam muito, porque não têm local físico para receber os seus clientes e, dessa forma, podem oferecer seguros mais baratos.
É o caso da Ok! TeleSeguros, Logo Seguros, NSeguros, Seguro Directo e Seguro Continente, seguradoras que, em princípio, têm uma tarifa automóvel que pode proporcionar um seguro automóvel mais barato do que outras seguradoras tradicionais.
Veja também: