Existem vários tipos de cheques e ainda hoje em dia esta forma de pagamento é muito utilizada pelos portugueses. Apesar de todos os meios de pagamento electrónicos existentes no mercado, a verdade é que os cheques continuam a circular.
Para além dos tipos de cheques que pode conhecer aqui mais detalhadamente, existem outras expressões que deve saber se lidar com cheques frequentemente. Sabe o que é endossar um cheque?
O endosso: o que é?
O endosso é uma das formas possíveis de transmissão de cheques. Para endossar ou transmitir um cheque a alguém, basta que o beneficiário assine o verso do cheque. O endosso de um cheque permite que a pessoa a quem o cheque é endossado fique com todos os direitos do beneficiário inicial.
É possível proibir um endosso?
Sim, é possível proibir o endosso e para isso basta que emita o cheque na modalidade “não à ordem”. Indique no cheque esta opção antes ou logo a seguir ao nome do beneficiário. Quando um cheque não é à ordem, o mesmo só pode ser pago à entidade indicada como beneficiária.
Saiba que todos os cheques à ordem são endossáveis. A partir do momento em que opta por endossar um cheque, os direitos a ele referentes passam a ser também os direitos do beneficiário.
Tenha em atenção:
Pode-se endossar um cheque apenas com a assinatura do beneficiário. Os cheques que sejam à ordem podem ser sucessivamente endossados e requerem algum cuidado.
Também lhe pode interessar: Diferença entre aval e endosso do cheque
Dicas para endossar um cheque
- É relativamente simples a falsificação do endosso, por isso esteja atento
- Se o cheque endossado não estiver cruzado, pode ser levantado no banco de origem. Caso esteja cruzado, terá de ser depositado em conta
- Tente receber cheques endossados de pessoas ou empresas em quem confia
Veja também: