Share the post "Serviços financeiros: como escolher a conta bancária à sua medida"
Reduzir as despesas com os seus serviços bancários é possível. Desde que siga o mesmo princípio que aplica a outros aspetos das suas finanças pessoais. Ou seja, cortar no que está a mais.
Na verdade, uma conta é, para muitos, apenas uma ferramenta para fazer pagamentos e transferências. Então, porquê pagar por serviços que não usa?
As contas bancárias, mesmo as mais básicas, representam sempre uma despesa. Seja pelas comissões de manutenção, seja pelas anuidades dos seus meios de pagamento. Ora, se a ideia é poupar, podemos começar logo por aí.
Como escolher a conta bancária certa?
Olhemos para as contas bancárias como se fossem uma peça de vestuário. Se veste um tamanho S, uma t-shirt XL é demasiado grande para si, não precisa de tanto. Mas se, pelo contrário, usa o XL, o S ou o M serão tamanhos que não lhe vão servir.
Por isso, ao abrir uma conta, também é importante perceber qual a “medida” certa em função daquilo de que precisa. Para saber como escolher basta pensar, por exemplo, em quantos cartões de débito ou crédito quer associar à conta. Ou em quantas transferências bancárias costuma fazer mensalmente.
Se as suas necessidades a nível financeiro se resumem a ter uma conta para pagar as despesas mensais e um cartão de débito, escolher um tipo de conta mais básica, com comissões mais baixas, representa realmente uma poupança.
Já um casal que queira ter uma conta bancária em comum, pode precisar de uma oferta mais abrangente, que permita ter dois titulares e mais produtos e serviços associados. Mesmo assim, é possível poupar, ao optar por uma única conta conjunta em vez de duas contas autónomas.
Pode não parecer muito, mas poupar uns euros por mês representa, ao fim de um ano, uma redução de dezenas de euros em despesas.
Para garantir que está a optar pelo tal tamanho certo, é importante conhecer a oferta disponível em termos de contas bancárias. Analise as várias opções, compare valores e escolha a solução mais favorável.
E, tal como acontece com a roupa, pode sempre trocar por outro tamanho se entender que o que tem não se adequa ao que precisa.
Várias formas de poupar com o seu Banco
Numa altura em que, por vezes, é necessário olhar para rendimentos e despesas e fazer alguns acertos, o seu Banco pode ser um aliado. Existem, aliás, várias formas de poupar ao escolher os produtos financeiros certos.
Voltemos ao exemplo das contas bancárias. Uma situação bastante comum é ter que contratar vários produtos e serviços associados às suas diferentes contas, o que significa a multiplicação das despesas. Se encontrar uma conta que lhe permita ter todos os serviços de que necessita, para quê ter mais?
Há, igualmente, casos em que se é cliente de determinado Banco só para ter acesso ao cartão de crédito, enquanto se tem outra conta noutra instituição apenas para receber o ordenado e pagar as contas. Mais uma vez, estará a aumentar exponencialmente as suas despesas, quando, ao agregar todos os produtos e serviços na mesma conta, poderia garantir uma poupança de dezenas de euros.
Comprar em pacotes compensa
Como em muitos serviços, também no caso das contas bancárias compensa aderir a pacotes. O valor total é bastante inferior ao que pagaria ao adquirir produtos e serviços isoladamente.
Estes pacotes são, também, adaptáveis. Ou seja, há alguns mais básicos para quem não precisa de muitos serviços e outros mais completos para quem já tem outro tipo de necessidades financeiras.
A vantagem de ter uma conta deste tipo é também o seu custo fixo. Ou seja, no fim do mês já sabe com o que conta em termos de despesas bancárias.
Outra dica que deve ter em consideração para poupar neste tipo de serviços é perceber quais as situações que podem trazer-lhe vantagens acrescidas.
Por exemplo, domiciliar o ordenado numa determinada conta pode fazer com que pague comissões mais baixas. Noutros casos, uma conta bancária pode dar-lhe direito a descontos na subscrição de seguros de saúde ou na aquisição de produtos e serviços de parceiros do seu Banco.
O princípio é simples, a conta bancária adequada é de facto aquela que responde às suas necessidades. Basta saber escolher e fazer corresponder essa escolha ao que precisa. Nada mais, nada menos que isso.
Como o seu Banco pode ajudar
Conheça as vantagens da Conta Caixa, uma conta feita à sua medida.