Share the post "Como escolher os óculos perfeitos: 10 dicas que resultam mesmo"
Para saber como escolher os óculos perfeitos para si, sejam de sol ou graduados, leia com muita atenção as nossas dicas. Os óculos são um acessório muito pessoal, mas há dicas simples vão facilitar a busca pelo par perfeito e ajudá-lo a escolher os óculos certos. Afinal, são um acessório que pode até valorizar o rosto e as suas feições.
Escolher os óculos perfeitos: 10 truques infalíveis que tem que seguir
1. Não compre óculos com pressa
É melhor deixar a compra dos seus óculos para outro dia. Escolher os óculos certos exige algum tempo e paciência para experimentar vários modelos e comparar preços. Não queira acabar por comprar uns óculos com os quais não se sente totalmente bem só para “arrumar” o assunto: a pressa é inimiga da perfeição.
2. Tenha a funcionalidade em atenção
Quer uns óculos para ler e usar em ocasiões específicas? Ou, por outro lado, irá utilizá-lo todos os dias? Estes pormenores devem estar presentes na altura da compra, pois no caso de necessitar de lentes para visão ao perto, por exemplo, estas são normalmente mais espessas no centro e é preferível escolher uma armação nem muito larga nem muito alta, para evitar que os óculos fiquem muito pesados.
3. Não vá em modas
Adora os óculos da sua melhor amiga? Isso não quer dizer que a si lhe fiquem igualmente bem. Por outro lado, os óculos espelhados são a moda deste verão, mas será que têm realmente a ver consigo? Abstenha-se de tomar uma decisão com base naquilo que se usa ou no que fica bem aos outros.
4. Lembre-se: apoio nasal e sobrancelha
O apoio no nariz deve ficar confortável e encaixar bem, sem marcar a pele. Quanto maior a área de apoio no nariz, melhor, pois o peso é dividido. Já as sobrancelhas devem acompanhar o formato da armação, ou seja, não devem ficar dentro da lente. Não deve haver espaço entre a sobrancelha e os óculos, de forma a que não se crie uma sensação de ‘’segunda sobrancelha’’.
5. Cuidado com a armação
Deve estar sobreposta à parte inferior aos olhos, de forma a disfarçar as olheiras. Garanta, também, que as hastes estão bem ajustadas e que não apertam atrás da orelha, para evitar que fiquem protuberantes. Já a pupila deve estar centrada no desenho da armação, como se fosse um alvo.
6. Guie-se pelo seu formato de rosto
Se tem o rosto quadrado deve apostar em óculos arredondados e ovalados, fugindo de formas angulares. Se, por outro lado, tem rosto redondo ficará bem com armações rectangulares e quadradas. O rosto oval é o que melhor serve à grande parte dos formatos de óculos sendo que, no caso dos rostos triangulares, os modelos mais adequados são os tipo aviador e mais ovalados em baixo. Se tiver o rosto pequeno poderá apostar em óculos maiores, e vice-versa. O importante é criar equilíbrio. Como vê escolher os óculos perfeitos tem muito que se lhe diga.
Outras particularidades a ter em conta para escolher os óculos certos
7. Cabelo
Se usa franja, ela deve ser suficientemente curta para não encostar nos óculos. Cabelos muito volumosos pedem modelos mais neutros, já os lisos, com pouco volume ou curtos permitem uma maior aposta na ornamentação – sem exageros, claro. Cabelos escuros casam bem com armações vermelhas ou cor de vinho.
8. Tom de pele
Se esta é mais escura, não deixe de escolher óculos em tons âmbar, tartaruga, preto ou branco. Já as peles mais claras pedem um maior contraste no que diz respeito às cores da armação.
9. Óculos de sol
As lentes podem ser de várias cores, mas é importante saber o que difere entre elas para tomar a decisão certa. As lentes cinza ou as mais escuras são ótimas pra reduzir o brilho, mantendo as cores verdadeiras. As lentes amarelas ou verdes reduzem com eficácia o brilho, mas são mais indicadas para os dias nublados pois melhoram o contraste nos dias mais nublados. Já as lentes rosa e azuis são menos eficazes no corte do brilho, mas aumentam a sua noção de profundidade.
10. Qualidade
Tanto nas hora de escolher as armações como as lentes, nunca se esqueça que deve escolher produtos de qualidade. Isto porque as lentes vão proteger os seus olhos, que são fundamentais para a sua qualidade de vida. As armações também não devem ser descuradas em termos de qualidade dos materiais pois elas vão estar em contacto quase permanente com a sua pele, por isso deve evitar alergias ou outros problemas. Por vezes, procurar o mais barato pode significar comprometer a sua saúde: não corra riscos ao escolher os óculos perfeitos.
Por fim, é importante não esquecer que deve escolher o que gosta, claro. Só assim poderá escolher os óculos perfeitos. O formato do rosto é um bom indicador dos modelos que lhe poderão ficar bem, claro, e a cor da sua pele e cabelo também, mas na altura de escolher os óculos ideais, sejam de sol ou graduados, o mais importante é optar por um modelo que se adapte na perfeição à sua personalidade. Os óculos têm tanto de funcional como de acessório de moda e se cumprir o guia básico no que respeita ao conforto (apoio nasal, posição da pupila e hastes) a condição mais importante é mesmo sentir-se bem – sentir que os seus óculos são uma extensão natural da sua pessoa. Boas compras!
Veja também: