Quer aprender a escolher um portátil? Há uns tempos ensinámos como poderia escolher um smartphone, hoje explicamos-lhe como escolher um portátil. O princípio é o mesmo: adequar a sua escolha às necessidades.
Vai usá-lo para ler e escrever emails, navegar na internet ou utilizar o Office? Quer utilizar o portátil para edição de imagem, som, vídeo ou para jogar? Explicamos-lhe as características mais importantes.
10 aspetos a considerar ao escolher um portátil
1. Tamanho
O tamanho deve ser a primeira característica a ter em conta porque vai influenciar a portabilidade (e não só). No mercado existem portáteis com ecrãs desde as 11 até às 18 polegadas. O tamanho do portátil vai influenciar o tamanho do ecrã, do teclado, o peso, a quantidade e capacidade do hardware… enfim, em tudo! Então, qual é o tamanho certo? Tudo depende das suas necessidades. Pense, antes de tudo, se vai precisar de o mover constantemente ou se este vai ficar mais fixo num só local.
2. Ergonomia
Esta palavra estranha e complicada explica-se pela capacidade de adaptação do utilizador ao portátil. Encontrar um portátil ergonómico é meio caminho andado para se sentir perfeitamente confortável e satisfeito.
Como gosta do seu touchpad? Os botões do “rato” são confortáveis? Estão separados do touchpad? As teclas têm algum espaço entre elas ou torna-se complicado escrever no portátil? Se costuma escrever em locais com menos luz então procure ter um teclado retroiluminado.
3. Processador
Tal como nós, as máquinas também têm um “cérebro”. Comece por procurar o selo, junto ao teclado do portátil, que lhe diz que tipo de processador é que o portátil tem. Atualmente, a marca mais comum é a Intel que separa os seus processadores pelas gamas i3, i5 e i7, o que pode facilitar bastante a sua escolha.
Se necessita do portátil para executar tarefas mais simples pode optar pela gama i3. O i5 já permite tarefas mais exigentes e o i7 é para quem se quer manter na vanguarda da tecnologia, quem necessita do portátil para os programas mais pesados. Em princípio, quanto maior, melhor. Mas também vai “puxar” mais pelo seu portátil, principalmente a nível energético.
4. RAM
A memória RAM vai influenciar diretamente a fluidez e a rapidez do seu portátil. As aplicações precisam de memória RAM para processar. Uma comparação muito simples: imagine que quer fazer uma conta, pega numa folha de papel, escreve, faz a conta e tem o resultado, depois pode deitar a folha de papel fora porque já tem o resultado.
O processador utiliza a memória RAM para chegar aos resultados. Atualmente, com a quantidade de aplicações que tem a correr ao mesmo tempo no computador, talvez seja melhor pensar em 4 GB de RAM. Isto, claro, se quer utilizar o portátil para as tarefas mais simples. Se lhe der um uso mais exigente, a RAM deverá ser maior.
5. Armazenamento do disco
A memória do computador para guardar os seus resultados. Em primeiro lugar, saiba que pode optar por um disco HDD ou SSD. Os segundos têm uma capacidade de leitura e escrita bem mais rápida e, apesar de começarem a ser mais comuns, continuam a ser mais caros do que os primeiros.
Se pretende um portátil para tarefas pesadas, porque não arranjar um computador com dois discos? O HDD serve apenas para guardar dados e o SSD para o sistema e as aplicações.
6. Placa gráfica
Os processadores da Intel já têm uma placa gráfica integrada. Mas não se deixe enganar: é um processador e não uma placa gráfica, isto é, serve apenas para cumprir requisitos mínimos e para as tarefas básicas.
Se pretende jogar ou trabalhar em edição de imagem e vídeo, deve procurar uma placa gráfica apropriada. Há duas marcas à escolha: a ATI e a NVIDIA. Depois, procure perceber qual a memória da placa gráfica, sendo que 1GB cumpre, 2GB já dá para tarefas pesadas.
7. Conectividade
Que periféricos precisa de ligar ao seu portátil? Não gosta de utilizar o touchpad e prefere usar um rato? Então, precisa de uma porta usb. Precisa também de ter a impressora ligada? Já são duas. Ainda quer ligar uma pen sem desligar estes dois? Continue a somar… Isso ou compre um hub, ou seja, um concentrador usb. É como ter uma tripla para ligações usb.
Quer também ligar o seu portátil à internet, por Wi-Fi ou por ethernet? Confira se o portátil tem essa porta. E à televisão? Procure um portátil com porta HDMI.
8. Bateria
O portátil precisa da bateria para funcionar. Se, por um lado, as tarefas mais simples não exigem muito da bateria, as pesadas podem gastar imenso. Tudo depende se vai passar muito tempo longe de fontes de energia para poder ter o seu portátil ligado à corrente ou a carregar.
9. Marca
Uma marca com reputação é, geralmente, sinal de boa qualidade do produto. Informe-se acerca de cada marca e do suporte técnico oferecido pela mesma. Pode fazer toda a diferença na hora de comprar um portátil.
10. Sistema operativo
Surge em último lugar mas é o mais importante na escolha de um portátil. Qual é a plataforma que pretende: Windows, Mac, Chrome OS? Hoje em dia, há imensos sistemas operativos para escolher. Arriscar em sistemas mais “alternativos” como Linux pode trazer-lhe diversas vantagens. Por outro lado, se for um “simples” utilizador, opte pelo sistema mais comercial, o Windows.
Pense bem antes de comprar um portátil. Considere os prós e os contras de cada um, mas mais importante de tudo, pense nas suas necessidades.
Portáteis para todas as necessidades
Preço e facilidade de utilização
Já ouviu falar dos Chromebooks? Estes portáteis podem ser uma excelente opção, tanto para si como para a sua carteira. A variedade é enorme e a oferta é partilhada por reconhecidos fabricantes de portáteis.
Versatilidade e portabilidade
Ultrafino, leve e um verdadeiro dois em um. O ASUS Transformer Mini é um ultraportátil 2 em 1, de 10.1”, com menos de 800g e capacidade para até 11 horas de autonomia da bateria. Uma excelente opção para quem procura portabilidade.
Tamanho e performance
A decisão parece ser unânime entre todos os analistas da área da tecnologia. O Dell XPS 13 é um verdadeiro “must-have” e a grande prova de que os portáteis não se medem aos palmos. Uma performance impressionante num corpo elegante.
Placa gráfica para gaming
Se está à procura de uma boa opção para jogos, o Razer Blade pode ser o candidato certo. Este portátil é bastante poderoso e tem componentes capazes de “correr” os videojogos mais exigentes do mercado. E já vem preparado para a Realidade Virtual!
Marca e sistema operativo
Não poderíamos deixar de referir o MacBook Pro, uma excelente opção se estiver a pensar em comprar um portátil. O selo de qualidade da Apple fala por si: produtos bastante bons e capazes de alcançar performances invejáveis.