Share the post "Aprenda como escolher uma televisão adequada a si e à sua casa"
Se não faz ideia como escolher uma televisão e analisar todas as suas caraterísticas, então siga as nossas indicações e verá como vai ficar a perceber exatamente o que deve ponderar na hora de comprar uma TV. Compare as diferentes particularidades de cada modelo e verá como escolher uma televisão é um exercício que deve ser bem refletido, de forma a selecionar uma TV que corresponda, exatamente, aquilo que deseja e precisa.
Como escolher uma televisão: fique a saber em alguns passos
Diagonal de ecrã
A diagonal de ecrã refere-se ao tamanho real que a imagem vai ocupar. Isto é, a dimensão do ecrã de um canto ao outro, sem contar com a moldura. A sua medida deve ser escolhida em função da distância entre o sítio onde irá estar a assistir à TV e o local onde a TV estará. Pretende estar sentado até ao local onde tenciona colocar a TV. Para o orientar, existem alguns valores de referência que pode ter em conta:
- Menos de 1,5m de distância, TV até 32’’.
- Entre 1,5m e 2m de distância, TV entre 32’’ e 39’.’
- Entre os 2m e os 2,5m de distância, TV entre 40’’ e 45’’.
- Entre os 2,5m e os 3m de distância, TV entre 46’’ e 55’’.
- Superior a 3m de distância, TV superior a 55’’.
Resolução de imagem
A resolução do ecrã, ou seja a quantidade de píxeis que ela tem, garante a maior ou menor qualidade de imagem da sua TV. Conheça algumas opções disponíveis no mercado.
- 4K Ultra HD: é aquela que oferece a imagem de melhor qualidade, com detalhes impressionantes. É formada por mais de 8 milhões de pixéis (3840x2160px).
- Full HD: composta por mais de 2 milhões de pixéis (1920x1080px). Quanto maior o número de Hertz que a TV tiver, mais rápida será a velocidade de taxa de atualização dos pixéis e melhor será a imagem.
- HD Ready: boa resolução, possui mais de 1 milhão de pixéis (1280x720p).
- 3D: Com uma resolução de imagem normal, esta tecnologia cria profundidade nos conteúdos 3D que transmita.
Tipos de ecrã
Ecrãs planos: Neste género de ecrãs, incluem-se os LED e OLED. Ambos disponibilizam cores brilhantes e vivas. Porém, a tecnologia OLED apresenta uma imagem mais suave e uma redução de movimento. Estes ecrãs garantem a mesma experiência de visualização em qualquer posição, num ângulo de 180º.
Ecrãs curvos: Este tipo de ecrãs pretende recriar a visão periférica do olhar, o que resulta numa experiência mais imersiva e ampla que faz parecer o ecrã maior do que ele efetivamente é. Para uma boa visualização nestes ecrãs, deve sentar-se diretamente em frente do ecrã.
HDR
HDR é ao mesmo que dizer High Dynamic Range. Esta opção oferece maior profundidade de cor, contraste e brilho. Nem todas as TVs incluem esta possibilidade, pelo que deve ser um aspeto a ponderar na hora de compra de uma nova TV. Há várias séries e videojogos que podem beneficiar desta modalidade, portanto se gosta de filmes e jogos que lhe proporcionam uma experiência o mais realista possível, então escolher HDR faz todo o sentido.
SMART TV
A smart TV – ou televisão inteligente – trata-se de uma TV com ligação de rede ou wi-fi que permite navegar na internet, aceder às redes sociais e interagir através de aplicações como o streaming de conteúdos. Nestes dispositivos é ainda possível conectar tablets, smartphones, discos multimédia e outros aparelhos eletrónicos, facilitando a partilha de conteúdos. Se pretende uma TV onde possa fazer muito mais do que simplesmente assistir ao seu programa favorito, então deve mesmo considerar esta opção.
Design
No geral, a tendência atual aponta para TV’s de espessura ultrafina, linhas suaves e base futurista. A grande vantagem é que este aspeto minimalista adapta-se bem a qualquer tipo de decoração e ambiente. Antes de comprar a sua nova TV, pondere bem onde a irá colocar e certifique-se de que o móvel disponível para a pousar tem as medidas e a resistência necessárias para a acolher.
Áudio
Nas TV’s, os altifalantes são internos e podem estar colocados em diversas zonas: na parte de baixo, na lateral ou, até, na parte de trás. Há também casos, onde o sistema de som está integrado nos limites do ecrã, de forma discreta e quase impercetível. Uma tecnologia muito apreciada é o Dolby Digital 5.1, um sistema de som surround, muito utilizado e popular, pois dá ao espectador uma experiencia bem mais realista.
Comando
Deve, também, preparar-se para o facto de o comando – tal como o conhecemos – ser uma peça em vias de extinção. Muitas TV’s à venda no mercado têm já teclados integrados para entrada de passwords, controlos com air mouse ou touchpads. Em alguns casos, é possível navegar pelos menús, simplesmente apontando com a mão ou usando o controlo de voz.
Espreite o vídeo seguinte para mais.
Agora que já sabe como escolher uma televisão, só tem selecionar o modelo que pretende e pesquisar no máximo de lojas possível, para garantir que encontra a sua TV ao melhor preço possível. Não se esqueça que todas as semanas há promoções e campanhas especiais nas mais variadas superfícies e estas são sempre boas oportunidades para fazer este género de investimentos mais avultados. Siga o nosso guia sobre como escolher uma televisão e garanta que traz para casa o modelo certo para si e para a sua família.
Veja também: