Tem uma boa relação com o seu chefe? Sente-se confortável para apontar aspetos negativos no dia a dia do trabalho na empresa, para pedir um dia de folga ou ainda para chegar mais tarde no dia seguinte? Mesmo que a relação entre ambos seja estritamente profissional, saiba como falar com o chefe, mantendo um ambiente profissional agradável e saudável, sem abdicar do que deseja e de quem é, dentro da estrutura empresarial.
Como falar com o chefe: 6 sugestões
1. Saiba ouvir
Ouça e escute o que o seu chefe diz, sobretudo se ainda trabalha com ele há pouco tempo. É uma condição essencial para criar uma boa relação com a sua liderança e conhecer os métodos de trabalho. Escute e realmente ouça – afinal, ouvir é tão importante como falar.
2. Tome notas
Escrever ajuda a memorizar. Esta sempre foi uma realidade de qualquer estudante e não é por terminar a escolaridade que deixa de aprender. Esta tática pode ser importante para criar uma boa relação com o seu chefe, não só para se lembrar das indicações dadas, mas também para mostrar interesse.
3. Encontre um equilíbrio entre as suas necessidades e as da equipa
É importante falar com o seu chefe sobre o que faz falta, sobre dificuldades e também sobre sucessos – mas, evite falar apenas de si. É importante encontrar um equilíbrio entre o colaborador e o chefe como mais-valia individual e o trabalho de toda a equipa. Não só a sua imagem perante a chefia melhora, como também perante os seus colegas.
4. Esteja preparado
Saber escutar e tomar notas têm neste ponto a sua conclusão. É importantes estar preparado sobre todos os assuntos que tem de abordar com o seu chefe. Pontos bem estruturados e ligados. Fale de forma pausada, assertiva e confiante. É um superior e merece o respeito que a posição lhe traz, mas continua a ser uma pessoa que tem de retribuir da mesma forma.
5. Cuidado com a construção das frases
Em certas empresas, há um à vontade entre chefe e colaboradores que não há noutras. Enquanto que, em alguns escritórios, o ambiente é bem informal e o tratamento também, noutros a formalidade faz-se sentir. Tem tudo a ver com o branding da própria empresa. Saber como falar com o chefe resume-se, em todos os casos, a ser capaz de analisar os sinais e ter algum cuidado com o tipo de discurso.
É melhor dizer “não compreendi” do que “não me explicou bem”, por exemplo. É, também, importante não apontar erros ao seu chefe. Mostre que sabe assumir responsabilidades na sua vida profissional, estabelecendo uma relação de confiança que pode vir a dar frutos.
6. Aprenda a dizer não
É necessário estabelecer limites, tal como é importante assumir responsabilidades. Se souber apresentar as razões e argumentos apropriados, se o fizer de forma responsável e se tentar estabelecer uma plataforma de negociação, dizer que não (por falta de tempo, motivos familiares) não é prejudicial para a sua vida profissional.