O tema da formação financeira para crianças tem vindo a ser muito debatido nos últimos anos. De facto, a experiência recente mostra-nos que é necessário aprofundar os conhecimentos sobre os temas financeiros que nos afetam todos os dias.
Decisões simples de consumo ou mesmo de poupança/investimento parecem complexas sem algum conhecimento financeiro. Deixamos-lhe algumas dicas para falar sobre dinheiro com o seu filho. Verá que não é complicado!
Dê o exemplo
O primeiro ponto, fundamental em tudo o que diz respeito à educação ou à liderança de pessoas consiste em dar o exemplo. De nada vale apregoar a poupança e o corte de custos se os pais não dão o exemplo aos seus filhos.
Podemos pensar que os filhos não nos ligam. Muitas vezes aparentam ignorar o que os pais dizem ou fazem. No entanto, os filhos reparam em tudo e estão muito atentos ao exemplo dos pais. Tenha isto em atenção quando fala com os seus filhos e dê o exemplo.
Podemos pensar que os filhos não nos ligam. Muitas vezes aparentam ignorar o que os pais dizem ou fazem. No entanto, os filhos reparam em tudo e estão muito atentos ao exemplo dos pais. Tenha isto em atenção quando fala com os seus filhos e dê o exemplo.
Muito diálogo
Uma segunda ideia de grande relevo prende-se com a necessidade de falar com os nossos filhos. As crianças gostam que lhes expliquem os motivos das nossas decisões. Faz parte do processo de crescimento e de educação. Já não vale a ideia do “porque sim” ou do “porque não”.
Pensemos sempre como reagiríamos se estivéssemos no lugar dos nossos filhos. É certo que teremos de fazer algum ajuste na medida em que somos adultos e eles são crianças… mas ajuda muito colocar-nos no lugar dos outros. São pessoas!
Responsabilização
Uma terceira ideia é a responsabilização dos nossos filhos. Quando falamos sobre dinheiro devemos ir dando liberdade às crianças à medida que vão mostrando serem dignos de confiança. As crianças gostam de ter tarefas e gostam que as tratemos como crescidos. Aproveitemos esta situação para lhes falarmos sobre o dinheiro e as responsabilidades que acarreta.
Não trate o seu filho como um empregado
Muitos pais são tentados a pagar aos seus filhos por serviços que realizam em casa (levantar a mesa ou levar o lixo à rua) ou por realizar aquilo que é da sua obrigação, como por exemplo ter boas notas. Uma forma de responsabilizar os filhos consiste em valorizar o que tem de ser valorizado mas garantindo que eles sabem quais as suas responsabilidades e tarefas.
Como investir o dinheiro dos seus filhos?
Uma última ideia que pode ajudar. Procure junto do seu banco as soluções de poupança para o longo prazo. Envolva o seu filho e mostre-lhe as vantagens de ter o dinheiro investido. Por exemplo, ao chegar o extrato bancário mostre-lhe que compensa ter o dinheiro investido.
Deixámos-lhe algumas ideias para envolver o seu filho com o tema do dinheiro. Em última análise, deverá agir com naturalidade. Mostrar que o dinheiro é algo importante para fazer face a determinadas despesas e suprir necessidades mas que não é tudo (nem o mais importante) nas nossas vidas. Em última análise, não queremos que eles vivam para o dinheiro!
Veja também:
- 5 dicas para ensinar os filhos a poupar
- Mesada ou semanada?
- Orçamento Familiar: como começar
- 1º Passo para a independência financeira – Comprometa-se a mudar
- A importância de avaliar a sua situação financeira
- Dicas para iniciados no mundo do investimento
- Tipos de Bullying – Reconheça-os e aprenda a defender-se!