Se para si, fazer um arroz solto ainda guarda segredos, este artigo é mesmo para si. Como poderá ver, não é preciso muito para conseguir um arroz solto, da forma que todos gostamos. O importante é respeitar alguns requisitos e, para que nada falhe, vamos ensinar-lhe como fazer arroz soltinho em apenas 5 passos. Se respeitar todos eles, podemos garantir que o arroz vai ficar exatamente do modo como gosta e deliciar toda a gente.
Por isso, já sabe, agarre em papel e caneta e tome nota destes 5 passos essenciais para um arroz digno dos melhores cozinheiros.
Como fazer arroz soltinho: 5 passos essenciais
- Lave muito bem o arroz cru, para retirar o amido extra.
- A proporção da água da cozedura deve ser equivalente à quantidade de arroz que cozinha, ou seja, se vai confecionar dois copos de arroz, deve usar dois copos de água fria.
- Ligue o lume e mal a água comece a ferver, tape o tacho e passe-o para o bico mais pequeno do fogão e deixe cozer em lume brando. Cozinhe durante 20 minutos sem destapar ou mexer o arroz.
- Passados 20 minutos, desligue o lume, mas não destape o tacho. Deixe repousar durante 10 minutos, sem mexer.
- Depois, retire a tampa e mexa o arroz com um garfo para o soltar.
Certamente que não costuma cumprir todos estes passos e, por isso, é que o arroz não fica exatamente como desejava. Mas, não se preocupe: a partir de agora, tem este passo a passo que o vai orientar na confeção de um arroz solto e no ponto certo, nem cozido de mais, nem cozido de menos.
Afixe na porta do frigorífico este manual de instruções e fique a saber como fazer arroz soltinho, sem segredos, nem mistérios. Toda a família se vai render ao seu arroz.
Veja também:
- 8 dicas para fazer arroz e ser mais mais saudável
- Aprender a cozinhar: passo a passo do arroz
- 3 ideias originais para transformar couve-flor em arroz
- 4 receitas de pratos requintados com sobras
- 4 ótimas receitas com massa folhada e atum
- 4 receitas com atum para almoços despreocupados
- 4 receitas fáceis e rápidas para dias sem tempo