Como fazer as crianças ajudarem no trabalho doméstico? Este bem pode ser um dos maiores desafios que os pais enfrentam durante as interrupções letivas, mas não é preciso desesperar.
Verão, férias escolares, férias do trabalho… Um tempo que é, também, sinónimo de alguns conflitos domésticos, decorrentes de passarmos 24 horas por dia com todos os que habitam a nossa casa. Mas nem é só: afinal, ao longo de todo o ano podemos todos conviver em harmonia – uns com os outros e todos com a casa.
Espreite as nossas sugestões, dicas e alternativas e vai ver que integrar os mais pequenos nas tarefas domésticas pode na verdade ser mais fácil do que parece.
Como fazer as crianças ajudarem no trabalho doméstico: dicas e estratégicas
Integrar ou não os mais pequenos nas tarefas domésticas? A resposta é: obviamente que sim! Com as devidas adaptações, claro está, mas integrá-los sempre, sim.
O desafio passa por saber como fazer as crianças ajudarem no trabalho doméstico. Mas acredite: quando estimulados e motivados, eles vão encarar estas tarefas como algo até divertido e tudo se vai tornar mais fácil!
Experimente uma ou mais das nossas seis sugestões.
Pesquise as melhores tarefas por faixa etária
Se é verdade que todos devem participar nas tarefas domésticas, também não podemos esquecer que cada idade é uma idade e tem, por isso, de ter tarefas adequadas.
Existem várias tabelas online que o ajudam a perceber as mais indicadas para os pequenos que tiver em casa. E vai ficar surpreendido, porque até um pequenino com pouco mais de dois anos já pode começar a desenvolver algumas ações no sentido de ajudar na logística lá de casa!
Faça um calendário gigante onde todos possam participar
Capriche à séria num documento gigante que lhe pode chamar de calendário, checklist ou outro nome que quiser.
O importante é que neste suporte fiquem bem claras as tarefas diárias, semanais e mais esporádicas e as responsabilidades alocadas a cada uma delas. Pode dar asas à imaginação e usar autocolantes, ímanes e outras representações gráficas para que fique tudo a andar.
E estimule os pequeninos a atualizar esse mesmo calendário assim que realizarem a tarefa.
Recompensas pelo trabalho: por que não?
Não estamos a dizer que os pequenos devem ser recompensados só porque naquele dia fizeram a cama, tarefa que lhes deve ser obrigatória.
O que queremos aqui dizer é que os bons comportamentos podem e devem ser recompensados.
Imagine que durante um dia inteiro, o seu filhote realizou todas as tarefas que lhe eram devidas sem ser necessário pedir ou reforçar. Isso é motivo para o congratular e oferecer um miminho!
Estimule-os com música
Vamos ver uma coisa: até para nós se torna bem mais agradável realizar as lides da casa com música do que sem, certo? Então, já sabe como fazer as crianças ajudarem no trabalho doméstico com mais vontade e motivação: transforme esses momentos numa autêntica festa!
Ligue a música, bem mexida e divertida, e verá a energia a aumentar para cumprir as tarefas que lhes são devidas.
Reforço positivo sempre, mesmo com tarefas menos completas
É importante que mantenha as expectativas niveladas. É lógico que se for o seu pequenino de cinco anos a realizar uma determinada tarefa, o resultado não será o mesmo do que se for você mesmo a fazê-la.
Mas não é por isso que deve deixar de o elogiar ou fazer a tarefa por ele. Com o tempo ele chega lá!
Integre toda a família
Apesar de ser a última dica que partilhamos, ela não é, de todo, a menos importante. Um dos “segredos” para saber como fazer as crianças ajudarem no trabalho doméstico passa por incluir toda a família, mesmo toda!
As crianças vivem e crescem pelo exemplo. E se virem exemplos em casa de elementos que ficam no sofá enquanto os outros trabalham, vão encarar isso como algo normal. Estabeleça horários e rotinas e faça por cumpri-los. Se todos ajudarem, nada custa!
Agora já conhece algumas dicas e sugestões de como fazer as crianças ajudarem no trabalho doméstico. E estas são apenas algumas! Puxe pela imaginação e adapte também as estratégias à personalidade e elementos da sua família. E vai perceber que tudo corre melhor.