Share the post "Como fazer um terrário: 3 passos para criar o seu micro jardim"
Para quem adora a natureza é impossível não a aproveitar na decoração lá de casa, especialmente quando em causa está uma habitação sem jardim. Se este é o seu caso, então, tome nota de todas as nossas dicas porque vai ficar a saber como fazer um terrário.
Se há quem diga que prefere a casa livre de plantas porque não tem tempo ou espaço suficientes para lhes dedicar, existe também quem adore ter o lar repleto de vasos e vasinhos onde não faltam flores e longas folhas verdes.
Os terrários permitem-lhe ter uma espécie de jardim dentro de casa, complementando a decoração de qualquer espaço de forma original. Os amantes da jardinagem adoram e a melhor parte é a versatilidade destes pequenos ecossistemas, que podem ser desenvolvidos dentro dos mais variados itens.
E não se preocupe porque não só não ocupam muito espaço (dependendo do tamanho pretendido), como não requerem demasiada dedicação. São, por isso, a opção ideal para quem anda sempre a correr. Saiba como fazer um terrário em poucos passos.
Como fazer um terrário em 3 passos
Atualmente, com o dia a dia tão acelerado e atarefado, nem sempre é fácil dedicar tempo às coisas que lhe dão mais prazer ou que o relaxam, sejam os seus hobbies ou simplesmente a sua casa. Tudo é feito numa correria e, claro, os pequenos detalhes são os primeiros a ser esquecidos. No entanto, é importante que seja capaz de se abstrair deste stress e investir naquilo que o faz sentir bem.
Talvez nesta necessidade resida a resposta que justifica o crescente aumento de fãs dos terrários. Também conhecidos como mini jardins, os terrários permitem aos amantes da jardinagem desfrutar dos benefícios desta atividade, mesmo quando o espaço e o tempo são reduzidos.
E o que é, afinal, um terrário? É um recipiente em que se reproduzem as condições ambientais necessárias e ideais para o cultivo de diversas plantas, simulando-se o seu ambiente natural. Pode ter diversos tamanhos e formas, em função do recipiente escolhido (que pode ser de metal, vidro ou plástico). Regra geral, são utilizados objetos de vidro ou acrílico para facilitar a visão e garantir um aspeto mais bonito.
Com um pouco de imaginação saberá como fazer um terrário apenas com as suas mãos e objetos comuns. Frequentemente feitos com cactos, suculentas e outras plantas pequenas, os terrários podem ser decorados com diversos elementos, como pedras ou conchas.
No que se refere à rega também não terá grandes preocupações. Os terrários necessitam de poucas quantidades de água, até porque o recipiente não terá como escoar o líquido. Assim, deve regar as plantas apenas quando a terra está seca e sem sinais de humidade. De outra forma, a água acaba por acumular-se no fundo e o excesso pode ser prejudicial à boa saúde da planta.
Em suma, trata-se da opção perfeita para os iniciantes na arte da jardinagem e para quem não tem a disponibilidade necessária para cuidar de um jardim convencional. A melhor parte? É uma forma original de decorar os mais variados espaços do seu lar. Ora, está na hora de saber como fazer um terrário. Tome nota do passo a passo e materiais necessários.
Escolher o recipiente
Escolher o recipiente do terrário é o ponto de partida. Poderá comprar um novo ou reaproveitar algum que já tenha em casa. De qualquer das formas, o recipiente escolhido deve ser suficientemente profundo para que as raízes das plantas se possam estabelecer sem problemas. Poderá optar por objetos tão variados como:
- Aquários;
- Taças;
- Garrafas;
- Bules;
- Vasos de flores;
- Pequenos frascos.
Materiais necessários
Depois de escolhido o recipiente mais adequado, bem como as plantas que quer utilizar, poderá começar a criar o seu mini jardim. Para isso necessitará de alguns materiais específicos, que poderão ser facilmente encontrados em lojas especializadas em jardinagem e plantas ornamentais.
- Solo: deve optar por uma qualidade de solo leve e com boa drenagem, como o musgo (a terra ficará por cima do solo).
- Carvão ativado: se o recipiente escolhido não possuir um orifício para drenagem então deverá adicionar alguns pedaços de carvão ativado no solo.
- Instrumentos: como em qualquer processo de jardinagem, vai precisar de instrumentos específicos. Não se esqueça das luvas e do regador.
- Enfeites: não precisa de ter um terrário aborrecido. Pegue em conchas, pedras, decorações de aquário ou até pequenos bonecos e dê asas à sua imaginação.
Plantar
Agora que já tem à sua disposição todos os materiais de que necessita, está na hora de começar a plantar e criar o seu terrário:
- Lave bem o recipiente com água e sabão, deixando depois secar na totalidade;
- Crie a drenagem do terrário misturando pequenas pedrinhas e pedaços de carvão ativado pelo fundo do recipiente (deve formar uma camada com cerca de 2 centímetros de altura);
- Coloque o musgo por cima da drenagem;
- Coloque a terra – a quantidade varia em função do tamanho do terrário e das raízes das plantas, mas uma camada com 5 a 8 centímetros de altura deverá ser suficiente;
- Marque os locais onde vai colocar as plantas com pequenos orifícios na terra;
- Coloque as plantas nos buracos previamente preparados e aplane a terra em volta;
- Adicione os seus enfeites preferidos;
- Regue o terrário com uma pequena quantidade de água.