Ideias inovadoras de negócio ou prestar serviços de qualidade não garantem, por si só, investidores ou novos clientes. Muito depende de como fazer um pitch suficiente atrativo e cativante, que seja capaz de atrair a atenção de investidores. Isto é uma das bases para iniciar uma startup, por exemplo, pois não basta ter uma grande ideia e imensa vontade.
Há ideias novas todos os dias e, assim sendo, para as concretizar e desenvolver projetos de sucesso, é preciso que consiga eliminar a lacuna entre ter uma excelente ideia de negócio e implementá-la efetivamente. Essa lacuna desaparecerá se conseguir o investimento necessário para lançar a ideia inovadora.
Em relação à prestação de serviços, o retorno financeiro depende sempre do número de clientes e, para conseguir mais clientes, é preciso transmitir aos potenciais novos clientes que optar por si é, efetivamente, a melhor escolha.
No caso das startups, o fazer um pitch inicial é fundamental para o sucesso. Não importa quão inovadora, bem pensada ou potencialmente lucrativa é a sua ideia de produto ou serviço. Se não conseguir atrair investidores, a sua empresa enfrentará sérias dificuldades em crescer e gerar lucro.
Ou seja, a atração de capital requer a construção de um argumento forte que convença os investidores a apoiar a startup, em vez das outras tantas empresas que também procuram investimento. Antes de avançarmos para as dicas de como fazer um pitch, saiba o que esta expressão significa.
O que é um pitch?
Pitch é o termo dado a uma apresentação que tem como principal objectivo despertar o interesse de quem está a ouvir, que poderá ser um cliente, um investidor ou um parceiro. Deve demorar entre 3 a 5 minutos e deve também ser uma apresentação clara e objectiva, de forma a não permitir que a outra parte perca o interesse.
Seja freelancer ou empreendedor, há uma coisa que não pode esquecer: estar sempre preparado para apresentar as suas ideias ou serviços, pois nunca se sabe quando poderá surgir uma grande oportunidade. Por exemplo, uma conversa de café interessante poderá trazer-lhe o investimento que necessita para arrancar ou abrir caminho para nova clientela. Por isso, a importância de aprender a apresentar bem uma ideia através de um bom discurso é válida tanto para investidores em potencial, como para conseguir os primeiros ou novos clientes.
O que define um bom discurso?
1. Um bom discurso é aquele que equilibra as necessidades emocionais e de negócios
Independentemente da apresentação ser para uma empresa, investidor, cliente ou potencial parceiro, é preciso criar um envolvimento a nível emocional e empresarial.
2. Um bom discurso é sucinto
Na maioria dos casos, terá apenas alguns segundos para captar a atenção de alguém e mostrar seu ponto de vista.
3. Um bom argumento conta uma história
Há milhares de anos que os humanos contam histórias. Optar por um padrão narrativo é uma ótima ideia para que o seu discurso flua linearmente e sem percalços.
4. Um bom discurso centra-se nos benefícios
Não insista no custo ou nos recursos necessários, apresente a proposta de valor que vai criar para quem o está a ouvir.
Como fazer um pitch: 9 dicas essenciais
1. Conheça a sua audiência
O serviço ou produto é o mesmo e há linhas gerais que pode seguir. No entanto, cada oportunidade é diferente e é necessário adaptar a sua apresentação de acordo com o nível social, nível de compreensão e interesse de quem o vai ouvir.
2. Entenda as suas necessidades e motivações
Para atingir o nível emocional que realmente vai fazer o seu discurso brilhar, é preciso entender o que motiva a pessoa que o está a ouvir e quais são suas necessidades.
3. Aprofunde os desafios que enfrentam
Depois das necessidades e motivações, analise os desafios reais que a sua audiência enfrenta diariamente. Se o conseguir fazer, criando empatia vai conseguir apresentar com confiança a solução para resolver os problemas e desafios.
4. Crie uma apresentação que cause impacto
No centro do seu discurso, estará a apresentação. Como 65% das comunicações são não-verbais, a sua apresentação será mais fácil e rápida, se optar por incluir imagens e gráficos para garantir que a mesma é apelativa.
5. Tenha um modelo atualizado do seu produto
Psicólogos descobriram que criar uma “experiência de propriedade”, permitindo que um comprador em potencial experimente antes de comprar, é uma maneira eficaz para fechar as vendas. Esta técnica pode ser aplicada aqui. Se ainda está na fase de design, é importante criar um protótipo para demonstrar as funcionalidades e design do produto.
6. Inclua depoimentos de utilizadores ou investidores atuais
Testemunhos de experiências é uma boa aposta, pois esta “prova social” da satisfação de quem usa o seu produto ou serviço vai mostrar aos potenciais investidores e clientes que existe uma necessidade real no mercado para o que faz.
7. Antecipe as principais perguntas e prepare as respostas
O seu público quer ter certeza da sua ideia, então fale de todas as fases até à ideia final e mostre todos os ângulos, antecipando as suas perguntas e respondendo-as no seu discurso. Para o fazer, olhe para o seu produto ou serviço como se o estivesse a ver pela primeira vez.
8. Prepare-se para lidar com dúvidas e perguntas difíceis
Dúvidas e perguntas difíceis não são necessariamente negativas. Na verdade, significam que captou a atenção e que estimulou o pensamento crítico de quem o está a ouvir. No entanto, para que chegue mais perto do “sim”, precisa de ser capaz de lidar com estas dúvidas com facilidade e subtileza.
9. Ensaie, ensaie e ensaie
A confiança é fundamental quando se trata de pitching. Antes de qualquer etapa da sua apresentação, é importante que a saiba “de cor e salteado”. Treine os seus argumentos e discurso com a sua família, amigos e até colegas de trabalho. Quanto mais treinar, mais naturalmente vai sair.
Pratique em casa, em voz alta e, se possível, filme ou grave a sua apresentação. Assim será mais fácil perceber falhas e erros do que ler apenas em silêncio.