Luísa Santos
Luísa Santos
31 Jul, 2018 - 16:39

Como fazer uma assinatura digital: 3 opções

Luísa Santos

Muitos documentos são assinados digitalmente graças à forma como são partilhados hoje em dia. Saiba, por isso, como fazer uma assinatura digital.

Como fazer uma assinatura digital: 3 opções

Assinar documentos oficiais é algo que se faz há várias décadas. Muitas vezes, só essa assinatura comprova a o conhecimento dado à pessoa e, consequentemente, a sua própria identidade. Saber como fazer uma assinatura digital pode ser muito útil no sentido em que, dessa forma, garante que tomou conhecimento daquele documento e comprova que ninguém o assinou por si.

Uma assinatura digital não é um scan da sua assinatura, que passa depois para computador e insere, por exemplo, num documento Word. Nesse sentido, é importante perceber a diferença entre ambas, assim como as suas características.

Como fazer uma assinatura digital: as diferenças

Assinatura vs. Assinatura digital

assinatura

Uma assinatura pode ser algo que, depois de feito em papel, é passado para computador e inserido num documento digital em formato de fotografia. Essa “passagem” é, muitas das vezes, feita por scan. Uma assinatura adiciona, por isso, uma personalização especial e um toque pessoal aos seus documentos, algo que pode fazer a diferença.

Uma assinatura digital é uma identificação pessoal e intransmissível, gerada a computador e altamente encriptada. Por esse motivo é que tem de percorrer vários passos para saber como fazer uma assinatura digital.

Nesse sentido, e por se tratar de um processo mais complexo, precisa de, em primeiro lugar, encontrar um serviço de ID Digital capaz de gerar e garantir a exclusividade da sua assinatura.

Esse serviço é imprescindível já que adiciona um código secreto, único e intransmissível à sua assinatura digital. Dessa forma, a pessoa que receber os seus documentos, vai ter a certeza que esses foram realmente assinado por si. Existem várias opções ao nível desse serviço, sendo os mais conhecidos o GlobalSign e o DigitalSign.

Como fazer uma uma assinatura digital: 3 formas diferentes

assinatura digital

Depois de encontrar o serviço de ID Digital que considera melhor e de utilização mais fácil para si, está na hora de começar a assinar, efetivamente, os seus documentos. Pode fazê-lo de três formas diferentes.

Microsoft Word

1. Crie um documento Word;

2. Na barra de ferramentas, escolha a opção “Inserir” e, de seguida, “Linha de Assinatura”;

3. Insira os dados pedidos na janela que acabou de abrir: “Configuração da Assinatura”;

4. Depois de tudo preenchido, vai notar que o campo da assinatura foi adicionado ao seu documento. Como uma imagem, pode mudá-lo de sítio e colocá-lo no sítio desejado;

5. Se esta for a primeira vez que faz uma assinatura digital, faça duplo clique no “X” que surge antes do campo da assinatura;

6. Já deve ter surgido a janela “Assinar”. Neste passo, tem duas opções:

  • Escreve o seu nome junto ao “X”;
  • Adiciona a imagem que obteve no serviço de ID Digital.

Aconselhámo-lo a fazer esta assinatura quando tiver o seu documento completamente pronto e finalizado, uma vez que, caso faça alguma alteração (pode ser só uma vírgula acrescentada), terá de repetir todo o processo de inserção da assinatura.

Adobe Reader/Acrobat (PDF)

Um dos serviços pioneiros e que tornava o processo de como fazer uma assinatura digital algo fácil, é o Adobe Reader ou o Adobe Acrobat (o programa que lhe permite criar e editar PDFs sem que tenha de recorrer a outros programas externos). O processo mantém-se simples e permite, de igual forma, autenticar os seus documentos.

Cartão de Cidadão

Apesar de, entre os três, ser o processo mais complexo (já que necessita de mais do que um computador e um programa), a inserção da assinatura digital através do Cartão de Cidadão pode revelar-se muito útil. Para a fazer, tem de ter consigo um leitor de cartões e o software disponibilizado pelo site do Cartão de Cidadão.

Depois de finalizar o seu documento, ligue o leitor de cartões ao computador, insira o CC, selecione o seu certificado de assinatura, digite o seu código de assinatura e confirme a inserção da mesma.

Veja também