É o desejo de qualquer um de nós: saber como ficar rico para se reformar cedo e aproveitar a vida ao máximo. Bom, infelizmente não temos nenhuma fórmula mágica nem nenhuma lâmpada do génio, mas sabemos que há atitudes que nos ajudam a criar as condições necessárias para o crescimento e vamos partilhá-las consigo.
Como ficar rico: as nossas dicas
1. Tenha bons hábitos de poupança
Antes de saber como ficar rico, tem de saber que a riqueza não nasce sozinha e que, salvo raras exceções, não se gera de um dia para o outro. É um trabalho lento, um investimento gradual que requer trabalho.
Comece por respeitar o seu dinheiro e poupe o máximo que conseguir. Como limite mínimo, estabeleça pelo menos 10% do seu rendimento – mas deixe o limite máximo crescer em proporção à sua força de vontade.
2. Tenha bons hábitos de trabalho
Perder tempo nas redes sociais ou na conversa quando devia estar a trabalhar não vai ensinar-lhe como ficar rico. Trabalhe bem e beneficie das vantagens: o chefe repara e dá-lhe um aumento; o tempo rende mais, por isso produz mais; ao gerir melhor o tempo, sobram horas para trabalhar por fora em algo que também dê rendimento.
Enriquecer sem trabalhar é privilégio de muito poucos, por isso, reveja as suas atitudes e organize-se.
3. Invista em formação
Melhor formação é, geralmente, sinónimo de melhor salário no fim do mês. Aprenda sempre coisas novas e aposte nas áreas em franca expansão. O mercado vai procurar por si e aceitar o preço que puser na etiqueta.
Mais uma vez, ao investir em formação não está a aprender como ficar rico, mas está criar condições para que isso aconteça naturalmente.
4. Faça bons investimentos
Não atire pela janela o dinheiro que tanto lhe custou a ganhar. Informe-se, estude e rodeie-se de quem perceba do assunto. Um bom investimento pode ser meio caminho andado para se tornar uma pessoa de posses.
5. Encontre novas fontes de rendimento
Saber como ficar rico é uma capacidade diretamente ligada à de saber como gerar rendimentos, já que, quanto mais dinheiro entrar na sua conta, mais dinheiro consegue poupar e acumular.
Para este objetivo faça o dinheiro que já tem render mais dinheiro ainda e procure aproveitar as suas competências para, também elas, valerem um contributo extra no final do mês.
6. Corte nas dívidas
Dívidas para pagar geralmente significam que há juros associados – e juros associados significam que está a pagar por um produto ou serviço muito mais do que ele vale na realidade. Se quer mesmo aprender como ficar rico, saiba que o primeiro passo é não gastar dinheiro sem necessidade – e pagar juros a um banco é um perfeito exemplo de um gasto desnecessário.
Se quer comprar alguma coisa, pague a pronto. Se não pode pagar a pronto, espere até poder. Não há nada mais caro do que pagar juros além do preço normal das coisas.
7. Seja muito disciplinado
Se estabeleceu objetivos, cumpra-os. Não aceite tolerâncias, não aceite facilitismos. Até podemos explicar-lhe como ficar rico, mas nunca nos vai ouvir dizer que ficar rico é fácil. Não é. Vai ser obrigado a cortar, a abdicar de coisas de que gosta, a fazer sacrifícios. Mantenha-se focado e não se desvie.
8. Seja ambicioso nos objetivos
Poupar 10% do seu ordenado é exequível, é sim senhor. E até nem custa muito. Mas acha mesmo que vai ficar rico poupando isso? Seja ambicioso, suba a parada, desafie-se. Poupe 20% do seu ordenado. 30%, se não tiver filhos. Vive em casa dos pais? Então, não tem desculpas para não aumentar a poupança para 40%!
Quanto mais ambicioso for nos objetivos – e contando que não perde a disciplina – mais rápidos serão os resultados. Além da vantagem óbvia de ver o dinheiro crescer, vai ver que se sente ainda mais motivado para continuar.
9. Aposte na educação financeira
Nunca vai saber como ficar rico se não souber exatamente o que é o dinheiro, quanto vale e como pode ser usado e investido. Aprenda tudo o que houver para aprender, mesmo que depois decida não seguir aquele caminho. Saiba o que é a inflação, conheça a dinâmica dos mercados, domine as siglas.
Lembre-se que, quando ficar rico, vai ter muito dinheiro para gerir e para isso tem de conhecer o mundo financeiro, por isso o melhor mesmo é começar já a estudar!
10. Cometa erros e aprenda com eles
De acordo com Warren Bufet, um dos homens mais ricos do mundo, se estivermos num barco que se está a afundar, é melhor usarmos a nossa energia para mudarmos de barco do que para repararmos fendas. Durante muitos anos, o slogan da rede social Facebook baseava-se em “ser rápido e partir coisas”. Podemos retirar daqui a lição de que é importante não ficarmos parados a olhar para os nossos erros.
Vários milionários apenas o conseguiram ser após inúmeras tentativas, pois foram aprendendo com cada erro que cometeram. Errar é humano, e o melhor a fazer é usarmos esta nossa distinta qualidade para nos tornarmos melhores. Mas tenha cuidado, e esteja sempre pronto para se recompor.
Abordámos as principais ideias para mudar de vida financeira. Não será um caminho fácil ou imediato, mas é certamente possível ficar rico. Pode não acontecer já este ano, mas deve-se lembrar que qualquer jornada tem de ter um primeiro passo, e quanto mais cedo o der, mais cedo chegará ao seu destino.
Veja também: