Vamos mostrar-lhe como formatar o seu smartphone Android. É fácil, relativamente simples, e pode dar imenso jeito. Aliás, por vezes é mesmo essa a grande solução que está à procura mas que, infelizmente, desconhece. Principalmente quando o seu smartphone começa a dar erros ou começa a ficar um bocado lento… Tal como muitos outros dispositivos, a solução passa por uma rápida e eficaz formatação. Mas como?
3 formas de formatar o seu Android
1. Restauro de fábrica
Este tipo de formatação é indicado para todos aqueles que pretendem limpar, de forma definitiva e eficiente, todo e qualquer vestígio que existe no smartphone. Ou seja, se pretender vender o seu smartphone Android, aconselha-se que realize uma formatação destas. Como é que o pode fazer? É fácil.
Aceda às definições e à aba de segurança. Dentro do menu que aparece, pressione para encriptar o smartphone. Este passo é fundamental para que todos os seus dados seja, efetivamente, encriptados e se tornem completamente inacessíveis após a formatação.
Depois de fazer isso, aceda outra vez às definições. Um dos últimos menus que lhe vão aparecer chama-se “Backup e reset”. Se aceder a esta opção pode escolher para realizar um “restauro de fábrica”. Leia as instruções e todas as indicações, os prós e os contras. E faça a sua escolha.
2. Modo de recuperação (ou Recovery Mode)
O modo de recuperação é outra das convenientes formas para formatar o seu smartphone Android. É, contudo, preciso um pouco de cuidado com esta opção uma vez que permite ao utilizador aceder a áreas que, regra geral, só são acedidas por quem percebe “da poda”.
Desligue o seu smartphone. Feito? Agora pressione para ligar enquanto deixa pressionado, simultaneamente, o botão para subir o volume e o botão Home. Se o seu smartphone não possui um botão Home, então a sequência pode ser diferente. Teste esta: botão para baixar o volume e o botão de ligar, tudo pressionado ao mesmo tempo.
Conseguiu? O seu smartphone ligou e conseguiu ver no ecrã um menu um pouco estranho? Então está no sítio certo. Selecione a opção “wipe data/factory reset” e depois a “wipe cache partition”. Depois basta só carregar na opção “reboot system now”. Feito!
3. O número certo
Este terceiro método é mais simples mas, ao mesmo tempo, o mais perigoso. Use-o se não pretender guardar mais nada do que é seu no smartphone. Para utilizar o método d’”o número certo” é só fazer aparecer no ecrã a seguinte sequência de números e caracteres no ecrã: *2767*3855#. Depois, é só “ligar” para esse número.
Veja também: