O preço de uma casa é extremamente alto e, para a maior parte dos portugueses, é necessário recorrer a financiamento para que lhes seja possível fazer uma compra tão avultada. Se é o seu caso, antes de dar esse passo, saiba como funciona o crédito habitação e evite surpresas desagradáveis com o crédito.
Como funciona o crédito habitação: passo a passo
1. O primeiro passo para quem procura um crédito habitação é pesquisar onde o pode obter e quais as diferentes ofertas existentes no mercado, para depois fazer inúmeras simulações online;
2. Terá de agendar uma reunião inicial com a instituição que escolher, para que possa esclarecer dúvidas acerca do processo e avançar com o mesmo. Neste ponto, pode aproveitar para fazer o máximo de questões para saber como funciona o crédito habitação e como tudo se vai dar no futuro. Aqui a instituição irá também avaliar se se insere na política de financiamento da mesma. No caso de se inserir nesta política, chega a altura de avaliar o imóvel, de fazer verificações legais e de ver como vai todo o processo ser gerido. É neste momento que são determinadas diferentes variáveis importantes;
3. Para finalizar o processo, é preciso tratar de toda a burocracia. Quer o cliente, quer a instituição terão de ver e rever todos os documentos, incluindo seguros e companhia, para que mais tarde se possa celebrar a escritura da nova casa. Depois de toda a burocracia, a casa é finalmente sua e terá de cumprir com as prestações.
As prestações e o seu dinheiro
Para saber como funciona o crédito habitação, há que saber o que acontece depois de ter a sua nova casa. Depois de ter o imóvel, terá que pagar uma prestação mensal durante um certo período de tempo, até um máximo de 40 anos.
Dependendo do contrato que celebrou, haverá vários fatores a afetar a prestação mensal, desde a Euribor até ao spread. Sendo um crédito habitação, a prestação mensal pode durar até 40 anos, logo, é importante tentar fazer com que a prestação seja o mais baixa possível – lute por cada cêntimo.
Deve procurar fazer uma entrada inicial forte, para que a instituição tenha mais confiança no processo e para que possa obter um spread mais baixo – o que reduz o valor a pagar pelo crédito à habitação.
Pode ainda amortizar o crédito habitação ao longo da duração do mesmo. Deve, no entanto, procurar saber sempre os seus direitos e deveres ao longo do processo e, caso tenha escolhido uma instituição que se preocupa consigo, esta não só o ajudará a perceber como funciona o crédito habitação, mas também o irá apoiar sempre que tiver questões ao longo do tempo.