Share the post "Como funcionam os carros elétricos: energia, autonomia e manutenção"
Tratando-se de uma nova tecnologia, a curiosidade acerca de como funcionam os carros elétricos é natural. Estamos habituados aos veículos convencionais com motores a combustão.
As diferenças entre as duas tecnologias são muitas. Desde a fonte de energia até à própria mecânica do veículo, os carros elétricos introduziram muitas inovações no mercado automóvel.
Perceber como funcionam os veículos elétricos é fundamental para esclarecer algumas dúvidas e mitos acerca desta tecnologia.
Baseado na informação disponibilizada pela Blue Academy da Hyundai, neste artigo vamos esclarecer como funcionam os carros elétricos, destacando os principais fatores que os diferenciam dos veículos a combustão.
O que é um elétrico?
Antes de explicar como funcionam os carros elétricos, é importante perceber em que consiste esta tecnologia.
A principal característica diferenciadora é a fonte de energia que faz o automóvel funcionar. Ao contrário dos veículos convencionais que utilizam combustíveis fósseis como fonte de energia, os veículos elétricos utilizam eletricidade.
Por esse motivo, estes veículos podem ser carregados através da conexão do automóvel à rede elétrica (desde que assegurada a necessária compatibilidade).
Ao utilizar energia elétrica em vez de combustíveis fósseis, estes veículos protegem o ambiente e não emitem quaisquer gases poluentes.
A mecânica e funcionamento de um veículo elétrico é bastante diferente da de um veículo convencional. Na página da Blue Academy encontra, também, todas as informações necessárias sobre este tipo de tecnologia.
Vamos agora explorar os principais fatores diferenciadores.
Como funcionam os carros elétricos
Os veículos elétricos têm componentes e características específicas que são fundamentais para o seu funcionamento.
Alguns dos componentes que são característicos dos carros elétricos e que não podem ser encontrados nos veículos convencionais são o motor elétrico e a bateria elétrica. Estes dois componentes são centrais nesta tecnologia.
Para além destes componentes, o carregamento, a travagem regenerativa e a manutenção são ainda fatores de destaque nesta tecnologia. Vamos agora analisar tudo, ponto a ponto.
O motor elétrico
O motor elétrico, impulsionado pela energia transmitida pela bateria, atinge o binário máximo (ou a potência máxima) logo desde o primeiro momento, permitindo uma aceleração poderosa.
A potência destes automóveis pode ser medida pelos kW, sendo que estes podem facilmente ser traduzidos em cavalos. O Hyundai Kauai Electric, por exemplo, tem 150 kW ou 204 cavalos.
Estes veículos têm, geralmente, a velocidade máxima definida eletronicamente. Mas não se preocupe. O limite é bastante elevado, não vai ver o desempenho do automóvel comprometido. No caso do Kauai, a velocidade máxima são 167 km/h.
A bateria elétrica
É através da capacidade da bateria que é possível perceber a autonomia máxima do veículo.
O Hyundai Kauai Electric, por exemplo, tem uma capacidade de 64 kWh que se traduzem em 484 km de autonomia.
As baterias extremamente eficientes que equipam estes veículos alimentam não só o motor elétrico, mas todos os componentes do veículo, nomeadamente o sistema de ar condicionado, sistema de infoentretenimento, entre outros.
As baterias são construídas com materiais resistentes que garantem o seu correto funcionamento e, ainda, segurança. Em caso de sobreaquecimento, por exemplo, as baterias acionam um mecanismo de proteção que limitam o funcionamento da bateria promovendo o seu arrefecimento.
O carregamento
Ao contrário dos veículos convencionais que têm que ser abastecidos com combustível fóssil num posto de abastecimento, os veículos elétricos podem ser carregados através da simples conexão à rede elétrica.
Praticamente qualquer tomada elétrica permite o carregamento do automóvel. O importante é ter um cabo de carregamento, conector e uma potência que sejam compatíveis entre o automóvel e a tomada.
Podem ser realizados carregamentos em casa, ou na rua. Em postos públicos ou privados, os carregamentos podem ser normais ou rápidos.
Através de um carregamento rápido, o Hyundai IONIQ Eletric consegue atingir 80% da carga em apenas 54 minutos. Um carregamento normal através de uma wallbox pode demorar cerca de 6 horas.
Independentemente da opção escolhida, uma coisa é certa: estará a poupar dinheiro. Se pretender fazer uma simulação e perceber quanto estará a poupar, utilize a calculadora de poupança disponibilizada pela Blue Academy.
A energia elétrica é mais barata que o combustível, o que faz com que o custo de um carregamento seja cerca de três vezes inferior ao custo de um abastecimento para um percurso semelhante.
A travagem regenerativa
O sistema de travagem regenerativo permite recolher a energia cinética das rodas do automóvel nos momentos de desaceleração.
Esta energia é utilizada para impulsionar o motor elétrico e enviar energia à bateria elétrica para armazenamento e posterior utilização.
De uma forma simples: este sistema permite carregar o automóvel em andamento.
Assim, é fundamental utilizar este sistema sempre que possível. Para tal, basta tirar o pé do acelerador nas descidas ou pouco antes de imobilizar o veículo. Vai sentir simplesmente o carro a abrandar lentamente.
Para além de aumentar a autonomia, a travagem regenerativa permite, ainda, preservar os travões, uma vez que a sua utilização não necessita ser tão frequente.
Alguns veículos, como o Kauai Electric ou o IONIQ Electric, estão equipados com diferentes níveis de sistema de travagem regenerativa.
Os níveis de regeneração mais elevados reduzirão mais rapidamente a velocidade, o que significa que será também maior a quantidade de energia regenerada.
A manutenção
A manutenção de um veículo elétrico é bastante diferente e mais barata do que a de um veículo a combustão.
Os veículos elétricos não têm tantos componentes de desgaste rápido quando os veículos convencionais, o que significa que a manutenção será mais simples e mais barata.
Alguns dos componentes que simplesmente não existem nos veículos elétricos são: filtro de combustível, filtro do óleo, óleo do motor, velas e correias de distribuição.
A bateria, por seu lado, é um componente caro, caso seja necessária a sua substituição. Contudo, isto será necessário em situações muito excecionais ou depois de atingida o máximo da sua vida útil (que ultrapassa os 10 anos).
Atualmente, existem baterias que funcionam por módulos e em que apenas alguns dos módulos têm que ser substituídos em caso de avaria, diminuindo exponencialmente os custos de reparação.
A experiência de condução
Os elétricos são automóveis divertidos e fáceis de conduzir.
Se procura momentos de adrenalina e diversão, pode usufruir da potência, poder de aceleração e tecnologia proporcionados por um carro elétrico.
Por outro lado, se procura relaxar enquanto conduz, pode usufruir da facilidade de condução e do silêncio destes veículos.
Independentemente das suas preferências, os automóveis elétricos não o vão desiludir.