Ganhar dinheiro no Facebook é possível mas prepare-se para ter uma dose generosa de trabalho! O que é que o apaixona? Escrever? É um bom fotógrafo? Os seus bolos são divinais? Tem uma empresa de eventos? Consulte as nossas dicas para ter um negócio de sucesso.
Naquela que é considerada a maior rede social do mundo, e onde já milhões criaram páginas para divulgar os seus negócios – desde criar uma pequena actividade ligada ao artesanato, produtos caseiros ou mesmo revender produtos – é preciso saber diferenciar-se para ter sucesso e ganhar dinheiro. O Facebook tornou-se uma poderosa ferramenta de marketing. São mais de 1,3 mil milhões os utilizadores desta rede social.
Além do potencial em termos de consumidores é uma ferramenta de baixo custo para quem não quer gastar muito numa primeira fase. Se tem um pequeno negócio e quer levá-lo para a internet ou se quer criar um negócio online, o Facebook pode ser uma boa plataforma para conseguir cativar clientes.
Deixamos-lhe algumas dicas para que consiga ganhar dinheiro no Facebook.
1. Crie uma página e defina a sua estratégia
Se pretende ganhar dinheiro no Facebook comece por criar uma página e definir uma estratégia. Qual é o seu talento e como é que pode criar conteúdo que apaixone os outros, gere gostos e negócio? Quantas horas vai dedicar à sua página? Quem pretende atingir? Quais são os seus objetivos? Como em tudo na vida, a única forma de conseguir resultados é com muito trabalho e isso exige dedicação, rigor e organização.
2. Crie conteúdo
A internet é um mar imenso, se a sua página não produzir conteúdo atrativo e diferenciador, será, apenas, mais um peixe no mar. Hoje em dia, o tempo é o bem mais precioso, logo, aqueles que souberem prender a atenção dos consumidores, serão os mais bem sucedidos.
Assim, independentemente do produto que tem para oferecer, bom conteúdo é a chave do sucesso. Não basta criar álbuns de fotografias com os seus artigos, sentar-se e aguardar encomendas. Tem que ser criativo, criar conteúdo específico, relevante, inspirador e diário.
Seja criativo e procure ligar-se aos clientes, criando uma relação interativa. Faça publicações regulares, mas não excessivas, e procure passar mensagens de forma curta e interessante. Sempre que possível inclua fotografias já que isso aumenta o número de pessoas que vão ver a publicação. Responda o mais brevemente possível a perguntas e mensagens.
Concentre-se em servir os seus seguidores. Se cultivar e aumentar o seu público o dinheiro virá como resultado.
3. Como criar engagement?
Faça posts curtos, utilize fotografias, faça perguntas, publique no melhor horário, provoque a conversa nos comentários, segmente os posts, seja mais relevante e planeie os posts com antecedência.
4. Crie reputação e torne-se viral
Saber o que é relevante para o seu seguidor é fundamental. Não é fácil, vai muito de tentativa e erro, mas o Facebook oferece uma ferramenta para medir os resultados: o Facebook Insights. Poderá identificar qual o conteúdo a publicar, em que horários terá mais resultados e de que tipo de post os seus fãs mais gostam. É importante reservar, pelo menos, uma hora por semana para analisar, através das ferramentas que o Facebook e o Google Analytics lhe disponibilizam, o comportamento dos seus fãs.
5. Invista em publicidade
No Facebook, pode promover os seus anúncios exatamente para o público que pretende alcançar. Depois, pelo gerenciador de anúncios poderá analisar o seu desempenho e investir em naqueles que trazem o melhor resultado, mais fãs, logo, mais negócio.
Através do Facebook Ads pode promover os seus produtos para um público específico, com base na idade, localização geográfica e interesses. E pela gestão dos anúncios pode avaliar o desempenho e perceber quais os que trazem mais fãs, clientes e negócios. Criar um anúncio não é caro à partida. Deve começar por apostar um valor baixo e ir testando qual o modelo que resulta melhor para a sua empresa. Se for o caso, pode aproveitar estes anúncios para fazer descontos e promoções dos seus produtos.
6. Crie uma Facestore
A Facestore é uma aplicação que permite, qualquer pessoa ou empresa, ter uma loja na sua página do Facebook. Inclui um sistema de pagamentos e portes integrados. Como fazer? Simples! Registe-se na Facestore, insira ou importe os seus produtos para a plataforma, ligue à sua página no Facebook e comece a vender. Até dez produtos é gratuita, para mais produtos, pode escolher o que melhor se adequa ao seu negócio entre quatro planos profissionais.
7. Adira a um Programa de Afiliados
Imagine que criou um negócio ligado à moda ou bijutaria e que este se tornou muito popular. Ter fãs é ter influência e pode usar essa influência para ganhar dinheiro. Como? Divulgando mensagens de outras marcas ligadas à área da sua página ou de produtos relacionados com o seu mercado. Se usa a página para dar dicas de maquilhagem pode divulgar e aconselhar produtos e ganhar dinheiro com isso. Acho que já percebeu a ideia!
Por outro lado, quando o número de fãs aumenta isso também lhe permite ter sucesso e ganhar dinheiro através de programas de afiliados, que vão associar à sua página anúncios de interesse para o seu público-alvo.
Veja também: