Precisa mesmo usar o carro nas suas deslocações diárias, mas as despesas com combustível já lhe pesam na carteira? O que fazer para reduzir os gastos com o seu automóvel e poupar no abastecimento e na oficina?
Podem parecer pequenos gestos, mas a verdade é que, quando regulares, acabam por reduzir os seus consumos de combustível.
Pense, por exemplo, na climatização do seu carro. Janelas abertas ou ar condicionado? O melhor mesmo é recorrer à ventilação interior, mas se não for possível, o ar condicionado é preferível. Ainda assim, use-o com cautela, uma vez que agrava o consumo de gasolina ou gasóleo.
Ter atenção à pressão dos pneus também contribui para ir menos vezes à bomba atestar o seu carro. E, claro, reduz as idas à oficina e a necessidade de trocar de pneus, o que implica sempre gastos elevados.
A forma como conduz também influencia o consumo de combustível. Por isso, se quer poupar, é importante tirar o pé do acelerador na estrada ou na cidade.
O recurso à tecnologia pode não parecer uma forma muita óbvia para reduzir o valor das faturas de combustível, mas sabia que há apps que ajudam a poupar?
Para mais dicas sobre como gastar menos em combustíveis, consulte este artigo do Saldo Positivo.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.