A maioria das pessoas está habituada a olhar os seguros de vida no contexto do seu crédito habitação. Um seguro de vida, neste âmbito, existe para atribuir uma compensação financeira em caso de morte ou invalidez total e permanente do segurado.
Como a inovação financeira nem sempre é negativa, falamos-lhe hoje dos seguros de capitalização, um produto que não sendo recente é pouco conhecido. E muito interessante…
O que são seguros de capitalização?
Os seguros de capitalização são produtos financeiros destinados ao investimento mas que são estruturados na forma jurídica de um seguro de vida. Assim, para subscrever um seguro de capitalização necessita de subscrever uma apólice de seguro e nomear os seus herdeiros ou beneficiários em caso de morte.
TOME NOTA:
Os seguros de capitalização são ideias para quem quer investir para o longo prazo pois as taxas de imposto são muito vantajosas. Constituídos como seguros de vida, tem vantagens que terá de conhecer
Porque podem ser interessantes?
Uma das grandes vantagens dos seguros de capitalização consiste na sua tributação mais favorável. Como sabe, a tributação das mais-valias de investimentos tem uma taxa de imposto de 28%. No caso dos seguros de capitalização, esta taxa é progressiva:
- 21.5% se resgatar até 5º ano;
- 17.2% se resgatar entre o 5º e o 8º ano;
- 8.6% após o 8º ano.
Atenção que esta condição apenas é válida caso pelo menos 35% do valor investido seja realizado na primeira metade do contrato.
Um produto ideal para pessoas mais idosas:
A segunda vantagem dos seguros de capitalização é verificada especialmente para pessoas mais idosas. Sendo um seguro de vida, em caso de sucessão não existe lugar ao pagamento de impostos. Na prática, é uma forma de proteger o património que deixar aos seus filhos (herdeiros legais ou beneficiários).
Dois tipos de seguros:
Existem dois tipos de seguros de capitalização que importa conhecer:
- Capital garantido — Semelhante a um depósito a prazo ou aos certificados de aforro. Garante capital e normalmente uma taxa de retorno (que é baixa);
- Sem capital garantido — Instrumento financeiro semelhante a fundos de investimento, pelo que podem ter um retorno variável.
Quando falamos de investimento, a tributação costuma ser um dos pontos a ter em séria consideração se quiser maximizar o seu retorno. Neste contexto, os seguros de capitalização são claramente uma boa opção.
Leia também: