Share the post "9 dicas para lavar roupa de bebé: higiene, nódoas e cuidados"
Se há coisa bem sensível e imatura é a pele de um bebé recém nascido e até durante os primeiros meses de vida. Por isso mesmo, reunimos um prático guia para saber como lavar roupa de bebé que o vai ajudar a esclarecer todas as dúvidas e a tornar-se num verdadeiro mestre no assunto.
Se é mãe de primeira viagem, encontrará aqui a resposta a muitas das suas perguntas e, com isso, ficará mais descansada para preparar a chegada do ser mais importante da sua vida. Tome nota.
Como lavar roupa de bebé: dicas essenciais
Comecemos pelo início: peles especiais exigem cuidados muito especiais! E a pele dos bebés é uma delas. Com pouca imunidade e com apetência maior a alergias, ela necessita de muitos cuidados de hidratação e de higiene.
Mas não só! A própria roupa que vestem deve ser bem cuidada e de materiais que não irritem (idealmente 100% algodão).
Posto isto, coloca-se outra questão: como lavar roupa de bebé e garantir que a mesma não vai causar irritação ou alergia no seu pequeno? Esclareça todas as dúvidas.
Lave antes de usar
Regra das regras! Antes de qualquer uso no bebé, deve sempre lavar todas as peças de roupa e têxteis que o envolvam. Lave todas as peças do enxoval e guarde-as bem acondicionadas e protegidas.
Idealmente deve usar um detergente adequado para este fim – encontra vários à venda no supermercado. São detergentes marcados por diferentes características, principalmente o facto de serem hipoalergénicos.
Detergentes indicados para peles especiais
Habitualmente, os detergentes que referem baby ou bebé são mais dispendiosos, o que acaba por ser uma despesa extra que nem toda a gente pode suportar.
Mas para conseguir saber como lavar roupa de bebé sem percalços, pode sempre optar por um detergente standard, mas indicado para peles sensíveis ou sem grandes perfumes e conservantes.
Procure escolher algum produto que seja o mais natural possível; não queira começar desde já a expor a pele do seu bebé a químicos estranhos e desnecessários. Além disso, prefira aqueles que são mais inócuos e específicos para uma pele extra delicada.
Amaciador, sim ou não?
Na dúvida, a resposta é sempre não! Esqueça amaciadores, pelo menos nos primeiros meses de vida. Lixívias e tira nódoas também são produtos proibidos.
O próprio detergente já tem o seu cheirinho e o seu bebé também tem o seu próprio cheiro (e que bom que é)!
Prefira programas delicados
Apesar de dever privilegiar a lavagem da roupa de bebé à mão, se tiver que o fazer na máquina de lavar roupa, escolha, por isso, programas mais delicados. E repare: alguns equipamentos mais modernos oferecem um programa próprio para roupa de bebé.
Centrifugação adicional
Outra das dicas para saber como lavar roupa de bebé sem a agredir está na sua centrifugação adicional. Depois de lavada e centrifugada, volte a programar outra centrifugação. Assim, a secagem vai ser mais rápida e não precisa de a torcer tanto.
Lave as roupas do bebé separadamente
A maioria dos pediatras dá esta recomendação: durante o primeiro ano de vida do bebé, as roupas devem ser lavadas separadamente das peças de adulto.
Uma dica que facilita a gestão de como lavar roupa de bebé é a colocação de um cesto da roupa mesmo no quarto do bebé.
Leia sempre as etiquetas
Leia as etiquetas de cuidados da sua roupa, ainda mais as de bebé que requerem mais cuidados! Este é meio caminho andado para preservar as peças o máximo tempo de vida possível.
Temperaturas ideais
Evite programar a temperatura de roupas de bebé a mais de 30ºC. Esta temperatura consegue garantir uma limpeza eficaz, mas sem que as fibras fiquem muito desgastadas.
Pré tratamento das nódoas
Para conseguir resultados mais eficazes, o ideal será pré-tratar as nódoas mais difíceis. Esfregue ou remova a maior parte possível da nódoa antes de pré-tratar a área com a ajuda de uma escova de dentes, por exemplo.
Deixe depois a peça de molho com um pouquinho de detergente, e de preferência ao sol, antes de efetuar a lavagem normalmente.
Outras dicas úteis sobre a roupa de bebé
- Prefira tecidos macios e naturais, como algodão, tanto para roupas como para os têxteis de banho e de cama.
- Evite o contacto direto da pele do bebé com lãs.
- Reduza o número de lavagens das peças apenas para quando verifica nódoas evidentes ou odores fortes.
Ainda que não faça parte do processo de lavagem, a roupa do bebé deve ser inspecionada regularmente. Isto porque, no que toca a molas e botões, poderá dar-se o caso de alguns se soltarem ou ficarem mal presos, o que pode ser perigoso. O bebé pode pegar e levar à boca e dado que as molas e botões são objetos pequenos, existe o risco de aspiração e obstrução das vias respiratórias.