Lavar tapetes em casa é uma daquelas tarefas que ninguém quer fazer. Considerando que a maioria das pessoas vive em apartamentos, quando se trata de tapetes grandes, pode ser complicado, mas é possível e está ao alcance de todos.
Cumprindo algumas regras e boas práticas, como não deixar passar muito tempo até os lavar (entre pó, lixo dos sapatos ou comida há muita porcaria e bichinhos a viver nos seus tapetes), vai ver que os seus tapetes se mantêm como novos durante muito tempo.
7 DICAS PARA LAVAR TAPETES EM CASA
Sujou, limpou
Considere esta como uma dica prévia e absolutamente religiosa que vale para tapetes como para outra coisa qualquer: limpe no momento em que sujou. Caso contrário, a nódoa vai entranhar de tal forma que, das duas uma: demora o triplo do tempo a limpar ou a nódoa não sai de maneira nenhuma.
Aspire com frequência
Se tem muitos tapetes em casa, é importante que tenha um aspirador potente para lhes fazer frente. Depois, pelo menos uma vez por semana, aspire todos os tapetes e carpetes, especialmente se usa o calçado da rua dentro de casa. Não só os mantém limpos como duram mais tempo.
Pode até equacionar a compra de um aspirador robot, que pode colocar a trabalhar diariamente sem ter qualquer trabalho associado! Hoje em dia estes equipamentos já detetam tapetes, curvas e móveis e fazem um trabalho verdadeiramente espetacular.
Limpar pelo de animais dos tapetes
Quem tem animais em casa, com certeza já se viu grego para se livrar dos pelos dos cães ou dos gatos dos tapetes e carpetes. Pois bem, descobrimos uma dica que vai mudar a sua vida.
Basta pulverizar o tapete, de cima para baixo, com vinagre e depois é só aspirar normalmente. O vinagre ajuda a soltar os pelos e facilita o trabalho.
Remover manchas teimosas dos tapetes
Se o tapete de casa não cabe na máquina de lavar, mas também não quer investir na lavandaria, não desespere – não há necessidade de deixar o tapete ficar encardido.
Saber como lavar os tapetes em casa e livrar-se dessas manchas é mais fácil do que imagina: bastam 3 colheres de sopa de vinagre, 2 colheres de sopa de detergente, 1 litro de água morna. Misture tudo, faça muita espuma, pegue num pano limpo ou numa escova suave e é só esfregar.
Lavar os tapetes sem água
Uma vez a cada seis meses é conveniente fazer uma limpeza mais profunda a toda a casa. No caso dos tapetes, com a ajuda de uma peneira, polvilhe o tapete com uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio e amido de milho, deixe repousar 12 horas e depois é só aspirar. Sai tudo!
Invista numa máquina de limpeza de tapetes
Atualmente já é possível ter em casa uma máquina própria para lavar tapetes. Existem várias opções no mercado e algumas delas fazem até 3 em 1! Aspiram a seco e também em chão e têxteis molhados e lavam a vapor carpetes, tapetes e outros que queira higienizar.
Prevenção
Mais do que qualquer técnica ou truque para lavar tapetes em casa está a questão da prevenção. Trate bem dos seus tapetes e estabeleça regras e rotinas que vão melhorar o estado de limpeza dos mesmos.
Uma delas é o facto de não andar calçado em casa. Crie o hábito de se descalçar assim que chega a casa. Não só vai garantir que a casa fica mais limpa como com mais higiene! Além disso, evite comer e manusear materiais que possam derramar-se ou pegar-se ao tapete, como plasticina, canetas de feltro, aguarelas, etc.
PRODUTOS DE COMPRA PARA LAVAR TAPETES EM CASA
Atualmente no mercado, já encontra produtos acessíveis e eficazes, prontos a utilizar, e que cumprem com o objetivo. Ainda assim deixamos o conselho de experimentar primeiro numa pequena parte do tapete, para se assegurar de que não há nenhum efeito indesejado. Deixamos-lhe 2 sugestões:
- Vanish Carpetes – preço: 4,54€;
- Starwax Limpeza a seco – preço: 13,99€.
DICAS DE OURO NA HORA DE LAVAR TAPETES EM CASA
Anote também as dicas que preparamos para si, até porque são os pormenores que faltavam para conseguir que tapetes de muitos anos pareçam novos em folha.
Prefira as soluções caseiras para limpar os tapetes, pois ao contrário dos industriais, não danificam os tecidos. Alguns ingredientes como vinagre, detergente líquido, sabão e bicarbonato de sódio garantem resultados excelentes.
O vinagre é um dos ingredientes caseiros mais utilizados pois, além de remover a sujidade, dá brilho e amacia o tapete. Sempre que puder, lave o tapete a seco, pois é mais rápido, prático e eficaz.
Antes de lavar o tapete na máquina, confira se o modelo pode ser lavado dessa forma, sendo que os mais delicados devem ser lavados com uma proteção, para evitar que se danifique.
Os tapetes mais delicados devem ser aspirados com uma fronha ou saco de algodão entre o aspirador e o tapete.
Deve ser colocado amaciador nas soluções usadas para lavar os tapetes mais peludos, pois isso vai tornar a carpete mais perfumada, macia e brilhante.