Ter um emprego chato é o pesadelo de qualquer profissional. Mas é possível “dar a volta” à situação. Para isso vai precisar de introduzir algumas mudanças na sua rotina diária que o ajudem a converter o tédio em criatividade e motivação. Saiba como.
6 Dicas para lidar com um emprego chato
Se disser que tem um emprego chato ou que se sente desmotivado no trabalho o primeiro conselho que, por norma, “vem à baila” é que deve procurar um novo emprego para poder “mudar de ares”. Mas claro, é mais fácil falar do que fazer, principalmente numa altura (como a atual) em que os números do desemprego aumentam a cada dia e em que o mercado laboral apresenta tantas dificuldades. Muitas vezes a solução passa por manter-se nesse emprego que considera tão chato (pelo menos até encontrar uma outra alternativa). Mas até nessas situações há formas de reverter a situação. Conheça as nossas dicas.
1. Seja criativo
Que é como quem diz evite aqueles dias de trabalho em modo automático e fuja do tédio. Se habitualmente desempenha sempre as mesmas atividades repetitivas que tanto o aborrecem, chegou a hora de “agitar” um pouco rotina. Use a sua imaginação e criatividade e pense numa maneira variar a sua rotina, de melhorar o seu desempenho e de executar as suas tarefas de forma mais eficaz. Quem sabe se esses novos métodos não o ajudam a descobrir um novo interesse no seu emprego ou possam vir a ser adotados pela empresa.
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação mais relevante.
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação mais relevante.
2. Encare esta fase como passageira
De nada lhe vale ficar a lamentar-se porque tem um emprego chato. Isso só vai piorar a sua situação. E, além disso, tudo tem solução. E se já decidiu que vai procurar um novo emprego, deve focar-se nesse objetivo. Pense que este emprego (o chato) é temporário e que em breve tudo vai mudar. Mas até lá, dê o seu melhor. Este pensamento positivo vai ajudá-lo a manter-se focado e motivado.
3. Peça novas tarefas
Em vez de procurar um novo emprego pode estudar a possibilidade de desempenhar outras tarefas ou acumulá-las com as que já realiza, por exemplo. Fale com os seus superiores e estude essa possibilidade.
4. Adapte o seu espaço de trabalho
O seu espaço de trabalho pode influenciar o seu humor, portanto se o seu gabinete/secretária é demasiado “aborrecido” trate de o “animar” um pouco. Uma planta ou um adorno decorativo podem fazer toda a diferença.
5. Aprenda algo novo
Uma boa forma de quebrar a rotina é aprender algo novo que esteja relacionado com o seu trabalho. Informe-se sobre as novidades/tendências da sua área e, se possível, procure um curso que possa frequentar. Além de o ajudar a quebrar a rotina, adquirir novas competências pode ainda ajudá-lo a impulsionar a sua carreira (mesmo no seu emprego atual).
6. Voluntarie-se
Se está cansado de fazer sempre as mesmas coisas pode oferecer-se para ajudar outros colegas de áreas diferentes da sua. Esta é uma forma de aprender coisas novas e/ou de explorar novas oportunidades de trabalho.
Acabe com o tédio
Desengane-se. Todos os empregos têm período menos “animados”. O segredo é saber lidar com essas situações e manter bons níveis de motivação e produtividade.
Veja também: