Precisa de aprender como liderar uma equipa? Fique atento e tome nota das nossas dicas para tornar esta tarefa mais fácil.
Ser líder, no mercado de trabalho do século XXI, é muito diferente de respeitar uma hierarquia – e também é diferente de chefiar. A liderança envolve a gestão de diversos papéis e circunstâncias profissionais, envolvendo estas o elemento mais importante para o sucesso de uma organização: as pessoas.
Vamos então saber que competências é preciso ter para saber como liderar uma equipa de forma competente e eficaz.
Como liderar uma equipa: 17 estratégias
Existem inúmeras ferramentas disponíveis que prometem ser uma grande ajuda na arte de liderar uma equipa, como livros e toda uma panóplia de formações e cursos. Mas, na verdade, os bons líderes afirmam que, por muito úteis que possam ser, o que os tornou verdadeiramente bons foi desenvolver a habilidade de se relacionar com as pessoas.
Podemos ter todas as técnicas e procedimentos memorizados, ter todos os cursos e certificações, ser um especialista em todas as ferramentas técnicas e conhecer toda a terminologia. Mas, se não conseguirmos gerir de forma hábil os relacionamentos e interações pessoais, o mais certo é falharmos na tentativa de liderar com sucesso.
O que significa ser bom a liderar
Os líderes natos são difíceis de encontrar. Normalmente, possuem uma mistura rara de carisma, visão e traços de personalidade que atraem as pessoas para segui-las, tal como um íman. No entanto, sabemos que nem toda a gente que lidera tem que ser um líder nato.
Existem características que qualquer pessoa pode desenvolver para conseguir liderar uma equipa. Estas são algumas das chaves para o sucesso:
- faça as outras pessoas sentirem-se importantes e apreciadas;
- comporte-se de forma ética e coerente com os seus valores;
- implemente um ambiente de melhoria contínua;
- crie condições para que as pessoas cresçam, tanto pessoal como profissionalmente;
- atue com compaixão, escute as pessoas e importe-se com o que elas pensam e sentem;
- mantenha-se sempre atualizado e sintonizado em relação às tendências atuais do mercado;
- faça planos com antecedência (evite trabalhar em cima do joelho, prejudica as suas decisões);
- desenvolva e proporcione ações de formação e aprendizagem para a sua equipa;
- instaure programas de avaliação de desempenho, definindo sempre as metas de aperfeiçoamento;
- nunca deixar de dar feedback à sua equipa (seja sincero e honesto nas críticas e nos elogios);
- tente conhecer o perfil de cada membro da equipa;
- tente perceber o que a equipa espera de si;
- seja ponderado nas suas decisões, evite precipitar-se, mesmo que os seus palpites estejam normalmente certos;
- nunca critique a sua equipa em público, mas reconheça publicamente os sucessos de todos;
- não se envolva emocionalmente com um membro da equipa;
- incentive outras pessoas a falar e ser um ouvinte ativo;
- se estiver errado, assuma isso de forma honesta e humilde.
Saber como liderar uma equipa não é simplesmente dar ordens às pessoas a sua volta. Trata-se de inspirar e orientar as pessoas para um objetivo comum e para benefício de todos.
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