Catarina Reis
Catarina Reis
26 Fev, 2018 - 10:30

Saber como liderar uma equipa em 17 estratégias

Catarina Reis

Evoluir profissionalmente significa, muitas vezes, aprender como liderar uma equipa. Damos uma ajuda nesta exigente tarefa – que, até, pode ser simples.

Saber como liderar uma equipa em 17 estratégias

Precisa de aprender como liderar uma equipa? Fique atento e tome nota das nossas dicas para tornar esta tarefa mais fácil.

Ser líder, no mercado de trabalho do século XXI,  é muito diferente de respeitar uma hierarquia – e também é diferente de chefiar. A liderança envolve a gestão de diversos papéis e circunstâncias profissionais, envolvendo estas o elemento mais importante para o sucesso de uma organização: as pessoas.

Vamos então saber que competências é preciso ter para saber como liderar uma equipa de forma competente e eficaz.

Como liderar uma equipa: 17 estratégias

Existem inúmeras ferramentas disponíveis que prometem ser uma grande ajuda na arte de liderar uma equipa, como livros e toda uma panóplia de formações e cursos. Mas, na verdade, os bons líderes afirmam que, por muito úteis que possam ser, o que os tornou verdadeiramente bons foi desenvolver a habilidade de se relacionar com as pessoas.

Podemos ter todas as técnicas e procedimentos memorizados, ter todos os cursos e certificações, ser um especialista em todas as ferramentas técnicas e conhecer toda a terminologia. Mas, se não conseguirmos gerir de forma hábil os relacionamentos e interações pessoais, o mais certo é falharmos na tentativa de liderar com sucesso.

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O que significa ser bom a liderar

Os líderes natos são difíceis de encontrar. Normalmente, possuem uma mistura rara de carisma, visão e traços de personalidade que atraem as pessoas para segui-las, tal como um íman. No entanto, sabemos que nem toda a gente que lidera tem que ser um líder nato.

Existem características que qualquer pessoa pode desenvolver para conseguir liderar uma equipa. Estas são algumas das chaves para o sucesso:

  1. faça as outras pessoas sentirem-se importantes e apreciadas;
  2. comporte-se de forma ética e coerente com os seus valores;
  3. implemente um ambiente de melhoria contínua;
  4. crie condições para que as pessoas cresçam, tanto pessoal como profissionalmente;
  5. atue com compaixão, escute as pessoas e importe-se com o que elas pensam e sentem;
  6. mantenha-se sempre atualizado e sintonizado em relação às tendências atuais do mercado;
  7. faça planos com antecedência (evite trabalhar em cima do joelho, prejudica as suas decisões);
  8. desenvolva e proporcione ações de formação e aprendizagem para a sua equipa;
  9. instaure programas de avaliação de desempenho, definindo sempre as metas de aperfeiçoamento;
  10. nunca deixar de dar feedback à sua equipa (seja sincero e honesto nas críticas e nos elogios);
  11. tente conhecer o perfil de cada membro da equipa;
  12. tente perceber o que a equipa espera de si;
  13. seja ponderado nas suas decisões, evite precipitar-se, mesmo que os seus palpites estejam normalmente certos;
  14. nunca critique a sua equipa em público, mas reconheça publicamente os sucessos de todos;
  15. não se envolva emocionalmente com um membro da equipa;
  16. incentive outras pessoas a falar e ser um ouvinte ativo;
  17. se estiver errado, assuma isso de forma honesta e humilde.

Saber como liderar uma equipa não é simplesmente dar ordens às pessoas a sua volta. Trata-se de inspirar e orientar as pessoas para um objetivo comum e para benefício de todos.

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