Só uma correta circulação sanguínea garante a devida oxigenação das células, tecidos e órgãos. Para isso, é importante saber como limpar as artérias, de modo a evitar todos os obstáculos que dificultem a circulação sanguínea.
Além de algumas alterações no estilo de vida, há alguns procedimentos mais específicos que podem ser adotados, de modo a conseguir mais eficazmente limpar as artérias. Perceba melhor.
Saiba como limpar as artérias e melhorar a circulação sanguínea
A aterosclerose é uma doença cujo principal sintoma é a acumulação de colesterol nas paredes internas das artérias coronárias, cerebrais, hepáticas, entre outras.
Esta circunstância prejudica a circulação sanguínea e inflama o interior das artérias. Esta situação favorece o surgimento de coágulos sanguíneos que, por sua vez, são um fator de risco para os ataques cardíacos e os acidentes vasculares cerebrais.
Causas
Há alguns fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de ter aterosclerose, como é o caso de:
- hipertensão;
- tabagismo;
- diabetes;
- colesterol elevado;
- doenças causadoras do aumento da coagulação sanguínea;
- determinados medicamentos;
- infeções que afetam o revestimento interno das artérias.
Prevenção
Se não sabe como limpar as artérias, nós deixamos-lhe algumas dicas sobre como prevenir a aterosclerose, como é o caso de manter controlada a tensão arterial e os níveis de colesterol, triglicéridos, homocisteína e glicose.
Além disso, é fundamental fazer exercício físico e ter uma alimentação equilibrada, rica em peixe gordo e pobre em carne vermelha. Porém, há outras medidas que pode adotar para limpar as artérias e evitar a sua obstrução.
Como limpar as artérias
Hábitos que pode adotar no seu dia a dia
Eis algumas medidas que ajudam a prevenir a aterosclerose.
- Tomar diariamente ácido salicílico, o qual existe nos mirtilos e no salgueiro, e inibe a coagulação sanguínea, diminuindo o risco de ataque cardíaco.
- Comer arroz vermelho fermentado, o qual possui monacolina K e equilibra os níveis de colesterol no sangue, prevenindo igualmente a aterosclerose.
- Consumir alimentos ricos em antioxidantes e fibras, pois são também anti-inflamatórios.
Como limpar as artérias coronárias
Angioplastia coronária
Quando a obstrução das artérias já está instalada e o risco de problemas coronários é grande, então para limpar eficazmente as artérias coronárias recomenda-se uma angioplastia, um procedimento que consiste na colocação de um pequeno balão insuflado na artéria afetada, de modo a abri-la.
Posteriormente, deve ainda ser colocada uma rede metálica (stent), o qual garante que a artéria se mantém aberta, de modo a que não volte a ficar obstruída. Portanto, a angioplastia coronária contribui para a melhoria da circulação sanguínea até ao músculo cardíaco (miocárdio).
A angioplastia coronária é ainda o procedimento de eleição usado em caso de enfarte do miocárdio, de forma a desobstruir a artéria e a diminuir as lesões coronárias, causadas pelo enfarte.
Nota: esta intervenção é sempre precedida por um cateterismo cardíaco e só deve ser realizada se o médico considerar que este é o procedimento mais indicado para os problemas apresentados pelo doente.