Share the post "Como limpar cortinas e persianas em poucos passos, sem esforço"
Não há nada como entrar numa casa limpinha e cheirosa – certo? E saber como limpar cortinas e persianas sem deixar rasto de sujidade é meio caminho andado para que o nosso lar respire frescura.
Aprenda a deixar tudo bem limpo e a evitar a acumulação de poeira e sujidade. E sim, é possível fazê-lo em casa… Já não precisa gastar rios de dinheiro a contratar um profissional.
Saiba como limpar cortinas e persianas sem esforço e na perfeição
Como limpar cortinas em poucos passos
Para saber como limpar cortinas e persianas, começamos pelo têxtil, ou seja, pelas cortinas. Antes de saber como as limpar propriamente, é importante perceber a premência da prevenção – de forma a evitar a acumulação de ácaros e de pó, deve limpá-las com alguma regularidade, com um aspirador e escova suave, por exemplo.
Além disso, outra nota importante a ter em conta é que, quando quiser limpar as cortinas de sua casa, deve utilizar água fria, uma vez que quando lavadas com água quente ficam mais suscetíveis a reter sujidade.
- Antes de lavar as cortinas, aspire-as com um aspirador em velocidade fraca e com acessório de escova para não danificar o tecido.
- Retire as cortinas do varão e leve-as para a máquina de lavar.
- O programa a utilizar deve ser um indicado para roupas delicadas e deve utilizar um detergente neutro ou próprio para peças delicadas.
- Utilize uma temperatura baixa (Máx. 40º) para garantir que não encolhem e que o tecido não se danifica.
- Quando o programa terminar, não as coloque na máquina de secar. Volte a pendurá-las no sítio e deixe-as secar naturalmente. Este passo, além de as manter lisas e sem vincos, vai deixar um aroma maravilhoso pela divisória em questão.
Como deixar persianas a brilhar
O segundo tema do capítulo centra-se na limpeza das persianas:
- Comece por passar um espanador ou pano de pó em cada lâmina da cortina.
- De seguida, tanto pode aplicar um produto comercial especificamente criado para o efeito, como pode fazer a sua própria mistura – para isso, junte a 2 litros de água cerca de 10 gotas de detergente neutro.
- Humedeça uma esponja macia neste líquido e vá passando por cada uma das lâminas da cortina suavemente e sempre no mesmo sentido. Evite movimentos circulares – eles podem danificar os tecidos mais sensíveis.
- Finalize o processo passando um pano limpo e húmido e, posteriormente, com papel de cozinha bem absorvente.
O processo de lavagem de persianas também vale para as portadas.