Se também ainda não sabe como limpar as juntas do duche e eliminar as manchas negras acumuladas, este artigo é para si.
A verdade é que a casa de banho é uma das divisões da casa mais utilizadas para realizarmos as nossas tarefas diárias de higiene pessoal e as nossas necessidades fisiológicas.
Para além disso, é também a divisão onde se utiliza mais água e, por isso mesmo, onde habitualmente se concentra mais humidade. Sendo que a possibilidade de se acumularem germes e bactérias nocivas para a sua saúde é maior também.
Para que consiga preservar o seu bem-estar e saúde, é extremamente importante que mantenha sempre a sua casa de banho bem limpa – inclusivamente as juntas do duche.
O que são as manchas negras nas juntas do duche?
De um modo geral, as manchas negras que aparecem nas juntas do duche ou nos cantos das banheiras são fungos (maioritariamente conhecidos como mofo).
Ou seja, podem ser germes e bactérias acumulados em locais com pouca ventilação e bastante humidade – algo prejudicial para a nossa saúde e que pode mesmo comprometer o nosso bem-estar físico.
Além de ter um aspeto feio, quando o mofo se instala nas juntas do duche é necessário agir de imediato para que as manchas não se tornem maiores e mais difíceis de retirar.
4 dicas de como limpar as juntas do duche
Como sabemos que há sempre tarefas domésticas um pouco mais demoradas e colocadas muitas vezes de parte por muitos de nós, queremos ajudá-lo.
Provavelmente já olhou para a sua casa de banho e pensou “preciso mesmo de saber uma forma eficaz de como limpar as juntas do duche” ou “o que são aquelas manchas negras nas juntas?”.
De facto, é natural que com o passar do tempo, a sua casa de banho necessite de uma limpeza mais profunda, inclusive a limpeza dos cantos mais difíceis, tetos, azulejos e juntas do duche.
Não perca mais tempo com produtos ou técnicas ineficazes. Confira as nossas dicas e ponha mãos à obra.
Água oxigenada
Para limpar as juntas do duche há quem utilize amoníaco. No entanto, uma boa alternativa a este produto altamente tóxico é precisamente a água oxigenada.
Experimente misturar água oxigenada com água em partes iguais, isto é, para 300 ml de água, adicione 300 ml de água oxigenada. O ideal é mesmo fazer a mistura num pulverizador, para facilitar a sua utilização.
Para aplicar basta pulverizar as juntas, deixar atuar durante alguns minutos e no final remover a mistura com um pano húmido.
Lixívia
A lixívia é um excelente aliado quando o assunto é a limpeza das juntas no duche. O primeiro passo passa por despejar uma boa quantidade de lixívia nas juntas e deixar atuar por cerca de 15 minutos.
Em seguida, passe uma esponja abrasiva sobre as juntas para remover as possíveis manchas negras que possam existir de uma forma mais fácil. Se a sujidade persistir, poderá também recorrer a uma escova de dentes para esfregar os revestimentos mais escuros devido ao mofo.
Para terminar, abra a torneira e enxague todas as zonas do duche. No final, faça a limpeza normal com a ajuda de um pano húmido.
Ácido clorídrico
Outro produto bastante usado na limpeza das juntas do duche é o ácido clorídrico, principalmente quando existem manchas extremamente difíceis de retirar.
Contudo, é importante referir que se trata de um químico que deverá ser utilizado com muito cuidado, de preferência quando não estiver ninguém em casa e mantendo as janelas abertas para o ar circular.
Para aplicar o melhor é usar o dobro da quantidade de água para a de ácido (pode fazer a mistura num pulverizador ou num recipiente). Recomendamos a utilização de luvas resistentes tendo em consideração que o contacto com a pele pode provocar queimaduras.
Deixe atuar a mistura durante 30 minutos e no final, passe com água abundante para se certificar que não ficam resíduos. Verá que as manchas negras que pareciam impossíveis de retirar, desapareceram por completo.
Vinagre e bicarbonato
Como sabemos, o vinagre é um excelente aliado na limpeza das nossas casas. Assim, prepare uma mistura de vinagre, água morna e bicarbonato de sódio em partes iguais e aplique sobre as juntas.
Deixe atuar durante cerca de 15 a 20 minutos e em seguida enxague bem e passe um pano húmido. Tendo em consideração que o vinagre é ótimo para retirar a cal e o bicarbonato para branquear, as manchas vão sair sem que seja preciso esfregar muito.
Contudo, se for necessário poderá sempre recorrer a uma escova de dentes para o ajudar nas manchas que estão mais entranhadas.