O sofá é a peça central de qualquer sala de estar. Não só porque assume um papel de destaque na decoração do espaço, mas também porque representa conforto e bem-estar principalmente para os seus tempos de descanso e lazer.
Mas tendo um papel tão central neste espaço da casa, também é um dos elementos que mais sujidade atrai. Entre pó, migalhas ou até nódoas, com o passar do tempo, este “templo” de conforto e bem-estar acaba por acumular muita sujidade indesejada. E por isso é importante saber como o limpar o sofá e tratar dele para que se mantenha imaculado.
Para o ajudar nesta missão (que pode parecer impossível, mas não é) aqui ficam algumas dicas.
Como limpar o sofá?
Se pensa que para limpar o sofá basta aspirar ou usar qualquer produto que encontre para limpar sofás, está enganado. Para garantir uma limpeza e higienização correta e, pelo caminho, assegurar que os seus sofás duram mais e se mantêm bonitos e com bom aspeto durante mais tempo há que fazer as coisas bem feitas.
Isso implica limpar o sofá com a frequência adequada e com os produtos adequados a cada tipo de material. Sim, porque dependendo do material do seu sofá, serão necessários produtos diferentes e técnicas de limpeza apropriadas. Eis o que deve saber.
Pele/ Couro
Deve usar um sabão ou detergente com pH neutro e água. Nos sofás de pele/ couro deve evitar usar produtos ácidos, já que esses podem danificar a pele ou até deixar manchas. Tudo o que não quer num belo sofá de pele.
O processo é simples. Antes pode aspirar para remover as sujidades como poeiras ou migalhas. Depois, com um pano humedecido em água morna e (no caso de existirem manchas) com o detergente indicado, passe na zona a limpar para remover as sujidades.
De seguida, é só passar um pano de algodão limpo, para secar a zona que lavou e terminar com um hidratante/restaurador para pele/ couro. Passe o hidratante com um pano macio e o seu sofá fica limpo e brilhante.
Camurça / Veludo
Quando o assunto é limpar sofás de camurça ou veludo, nada de inventar muito. Limite-se a aspirar o sofá antes de limpar mais profundamente para remover todas as poeiras e sujidades e depois limpe com água e sabão natural. Outros produtos podem deixar manchas e marcas indesejáveis.
Para limpar um sofá com este material deve usar uma escova adequada para camurça e escovar no sentido do pelo, para garantir que mantém o aspeto novo.
Para remover manchas, deve usar, de seguida, um pano branco (para não correr o risco de tingir o sofá) e macio, embebido em água morna e sabão natural. Depois é só deixar secar.
Tecido
Para começar, há que aspirar o sofá, preferencialmente no sentido das fibras do tecido, para remover a maioria da sujidade. Neste caso vai querer procurar detergentes indicados para remover manchas e sujidades em tecidos.
Para evitar danificar os sofás, pode ver nas especificações do sofá ou pesquisar junto dos fabricantes ou comerciantes quais os produtos mais indicados para o seu sofá em específico. No caso de manchas como café, chocolate ou molhos, por exemplo, o ideal é limpar de imediato, para evitar que deixe mancha no tecido. Para isso, pode até usar detergente para a louça e limpar com um pano húmido.
O truque para uma limpeza profunda, passa por limpar as manchas com uma escova macia, embebida em água morna com o detergente indicado (preferencialmente neutro). Depois, enxague com um pano limpo e deixe secar.