Ekonomista
Ekonomista
23 Jun, 2023 - 00:30

Como manter a casa organizada durante as férias escolares

Ekonomista

As férias escolares chegaram! Só de pensar em como manter a casa organizada com os miúdos fica de cabelos em pé? Temo 8 dicas.

Como manter a casa organizada durante as férias escolares

Conheça algumas dicas para conseguir manter a casa organizada durante as férias escolares dos mais novos.

As férias de verão são a maior alegria para os mais novos, mas também uma das maiores dores de cabeça para os pais. As brincadeiras e os muitos tempos livres acabam por deixar a casa constantemente desarrumada e pode tornar-se frustrante tentar contrariar essa tendência.

Reconhece esta situação? Então, fique connosco e tome nota de algumas estratégias que vão tornar o dia a dia mais organizado – sem, no entanto, tirar pitada da diversão.

8 formas de não passar o verão a tropeçar em brinquedos

Antes de mais, converse

Não há nada como uma conversa clara com os seus filhos para prevenir aborrecimentos durante as férias.

Faça-lhes ver que a rotina nos próximos meses mudará ligeiramente e que a colaboração deles é necessária, não só para manter os brinquedos organizados, como também nas pequenas tarefas da casa dependendo, é claro, da idade dos seus filhos. 

Estabeleça limites

É importante que estabeleça claramente alguns limites em relação às zonas de brincadeira. Deixe o quarto dos mais pequenos o mais atrativo o possível, para que eles tenham mais vontade de usar somente aquele espaço da casa na maior parte do tempo.

Criem hábitos de organização e não deixar que as crianças desarrumem todos os jogos e brinquedos ao mesmo tempo – uma coisa de cada vez, e quando a brincadeira terminar, podem arrumar e escolher outra atividade. 

Peça-lhes ajuda em pequenas tarefas

Tal como referimos acima, os mais novos gostam de se sentir úteis e ‘’crescidos’’ e, para isso, nada melhor que pedir-lhes ajuda nas tarefas mais simples como organizar gavetas, prateleiras ou caixas, fazer um bolo, regar as plantas… Eles vão estar entretidos, para além de ganharem o hábito de ajudar os pais nestes pequenos afazeres, mesmo fora do período de férias. 

Aproveite para separar o que eles já não usam

E por falar em organizar as gavetas e caixas lá de casa, trazê-los para o processo também é bom para escolherem, consigo, aqueles brinquedos que já não usam e que pretendem dar a primos mais novos ou a instituições.

Aproveite esta altura para “destralhar“. Separando o que já não serve, vai estar a ‘’limpar’’ as zonas de brincar de objetos sem utilidade, que vão libertar espaço e tornar mais fácil a escolha diária das atividades.

Aposte nas caixas

As suas melhores amigas para manter a casa organizada nas férias das crianças são, sem dúvida, as caixas de arrumação. Aposte nas de plástico e em vários tamanhos, para que o acesso aos brinquedos seja mais simples e arrumação mais facilitada.

Se os mais novos já sabem ler, é igualmente importante escrever, fora delas, o que cada uma guarda. Assim, os seus filhos sabem o que está em cada lugar e não terão que esvaziá-las a todas para encontrarem o que procuram. 

Se as crianças não estão na fase da leitura, opte por imprimir autocolantes com imagens que ilustrem o que cada caixa guarda.

Use e abuse do espaço exterior

Se tem a sorte de viver numa casa com um jardim ou pátio espaçoso, aproveite ao máximo este espaço exterior para as brincadeiras dos seus filhos. Antes de mais, é mais saudável estar ao ar livre (não se esqueça que eles passam 9 meses dentro de uma sala de aula), podem fazer outros jogos (futebol, basquetebol, etc) e o risco de estragarem alguma coisa diminui significativamente.

Tendemos a ser menos rígidos quanto à organização no espaço exterior mas não deixe de replicar aqui os bons hábitos que instituiu quanto às brincadeiras dentro de casa. 

Guarde objetos de maior valor

Por falar em estragos: durante as férias escolares, guarde os objetos de maior valor ou mais frágeis, que se podem estragar ou partir facilmente. Por muito que tentemos manter a casa organizada, crianças serão sempre crianças e estas coisas acontecem.

Para que o stresse não seja uma constante e não esteja sempre a pensar no que se pode estragar, jogue pelo seguro e, pelo menos durante estes três meses, dê folga à decoração mais seleta. 

Tire os miúdos de casa

Esta dica é um pouco batoteira mas, de fato, há poucas formas tão eficazes de manter a casa organizada nas férias escolares do que ter os seus filhos fora dela. Sempre que possível, combine programas com amigos da escola ou, no caso de ter os seus pais por perto, deixe as crianças com os avós (desde que estes não se importem e apreciem, claro).

Já aqui falámos de algumas formas de manter as crianças ocupadas durante as férias e a verdade é que o verão é a época ideal para os mais novos experimentarem outras realidades, como o voluntariado, campos de férias ou cursos livres. 

Acima de tudo, relaxe

Não queira controlar tudo. Aceite alguma desarrumação, dentro dos limites do sensato. Faça com que os seus filhos sintam que a sua colaboração mantendo as coisas arrumadas é reconhecida e não se esqueça de lhes agradecer ou de os mimar um pouco quando vê que eles até fazem um esforço.

Tão importante como manter a casa organizada é não se esquecer que férias são férias e que eles só são crianças uma vez na vida. 

Veja também