Melhorar a vida financeira depende da forma como cada um gere o seu dinheiro e quais os planos para o futuro. As decisões que toma relativamente à sua vida financeira vão ter, necessariamente, repercussões. Assim, melhorar a vida financeira agora é um passo gigante para o seu futuro (imediato e mais longínquo). Então, como o fazer?
De um modo geral, sabemos que uma vida financeira saudável implica saber lidar com o dinheiro, evitar ou eliminar dívidas, poupar e/ou investir o máximo que posso adequadamente. Mas existem conselhos práticos que o podem ajudar a cumprir estas premissas e melhorar a sua vida financeira. Saiba quais.
8 conselhos para melhorar a sua vida financeira
1. Diferencie necessidades de quereres
Por muito dinheiro que tenha, é importante que esteja atento às opções que toma quando gasta dinheiro, nomeadamente para não ceder a todas as suas vontades. Necessidades são coisas que precisa para sobreviver (comida, roupa, etc.), enquanto as coisas que quer são desejos não essenciais para sobreviver. Distinga-as.
2. Comece a poupar cedo
É verdade que nunca é tarde para começar a poupar, mas também não é menos verdade que quanto mais cedo começar melhor.
3. Construa e mantenha um fundo de emergência
Garanta sempre que tem um dinheiro colocado de parte para imponderáveis que possam surgir. Melhorar a sua vida financeira é também assegurar o futuro.
4. Poupe e/ou invista
Aprenda a poupar, mas também a investir corretamente. Faz parte da boa educação financeira o incentivo à poupança. Essa premissa deve ser adotada (um euro poupado é um euro ganho), contudo, em algumas situações é preferível investir as poupanças, mas nos investimentos corretos.
5. Livre-se das dívidas
Coloque o pagamento de dívidas nas suas prioridades. Se não sabe por onde começar ou que divida priorizar, opte por amortizar ou, se possível, eliminar as dívidas com juros mais altos. Em alternativa, recorra ao conselho de especialistas.
6. Organize um orçamento familiar
Registe todas as suas receitas e despesas. Categorize-as e acrescente as suas poupanças e o saldo do cartão de débito/crédito. Controle melhor o seu orçamento familiar. Se preferir pode recorrer a programas específicos para o efeito.
7. Evite as compras por impulso
São um dos maiores obstáculos a uma vida financeira saudável.
8. Tenha as contas em dia
Não ultrapasse os prazos de pagamento das suas despesas para evitar juros. Para evitar descuidos, opte pelos débitos diretos.
Comece já a poupar o seu orçamento de gastos inúteis >>
Veja também: