Como organizar tarefas domésticas sem desesperar ou desenvolver a síndrome de burnout?
Limpar pó, aspirar, varrer, passar a ferro, tratar dos miúdos, separar o lixo… Tudo isto, conjugado com o trabalho do dia a dia, compras do supermercado e outras obrigações, pode ser sinónimo de muitas dores de cabeça.
Siga as nossas dicas e perceba que é mais fácil do que imagina.
Como organizar tarefas domésticas: 9 dicas infalíveis
Planeamento acima de tudo
Esta é das principais chaves para saber como organizar tarefas domésticas com a máxima eficácia e eficiência.
Coloque no papel o que é necessário fazer, com espaço para colocar um visto quando a tarefa estiver terminada, a quem pertence e em que dia deve ser completada!
Afixe esse plano num local visível e acessível para todos.
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje
Lema incontornável para uma casa sempre organizada! Proibido deixar louça por lavar na pia de um dia para o outro ou a mesa por levantar.
Acredite que é uma questão de hábito. Passado uns tempos já não vai sequer reparar que o está a fazer, torna-se intuitivo!
Distribua tarefas pelos diferentes dias
Esqueça os sábados enfiada em casa a fazer a limpeza da semana. É preferível gastar 15 minutos por dia a organizar e limpar uma divisão da casa por dia do que hipotecar um dos poucos dias em que tem folga.
Promova a participação de toda a família
Esta regra é muito importante para saber como organizar tarefas domésticas sem ficar assoberbada: todos têm de participar! Dos mais pequenos aos maiores.
Existem até tabelas que indicam as tarefas adequadas às diferentes idades. E não vale ser condescendente só porque não fica exatamente como quer; o que interessa é que participem.
Não poupe nos equipamentos e produtos de limpeza
Se há coisa que não compensa poupar é mesmo nos equipamentos e produtos de limpeza. Um ferro eficaz, um aspirador de referência e produtos comprovados no mercado ajudam a diminuir o tempo de execução das tarefas.
Faça ementas semanais
Antes de comprar coisas desnecessárias no supermercado faça uma análise ao que tem no frigorífico e no congelador. E com base no que tem, tente delinear uma ementa semanal.
Além de perder menos tempo diariamente a pensar no que fazer, vai evitar o desperdício e deitar comida fora sem necessidade.
Arrume o que desarrumou no momento
Outra das regras de ouro de como organizar tarefas domésticas sem dificuldade: assim que tirar uma coisa do sítio, volte a colocar!
Tirou uma camisola, experimentou e não quer usar? Volte a guardar e evite as torres de pisa na cadeira do quarto.
Dobre a roupa logo que a recolha do estendal
Se quer a vida facilitada na hora de passar a ferro, assim que tirar a roupa do estendal, dobre-a como se a fosse guardar. Na hora de passar vai perceber que há algumas peças que nem precisam passar pelo ferro.
Aposte numa casa funcional e prática
Uma outra dica de como organizar tarefas domésticas com eficiência é mesmo transformar a sua casa à prova da desarrumação e desorganização. Cada coisa no seu lugar!
Aposte em poucos objetos de decoração para evitar acumulação de pó e garanta cestos, gavetas, caixas e outras formas de arrumação em todas as divisões. Assim, tudo ficará no seu sítio.