Passar a ferro não é a tarefa preferida de muitos de nós, bem sabemos – mas a verdade é que é uma tarefa necessária. Afinal, quem gosta de sair de casa com a roupa toda enrugada? Por ser uma das rotinas que mais ocupa tempo na gestão da casa, todos queremos conhecer truques e dicas para saber como poupar tempo a passar a ferro. Acertamos?
Este é precisamente o mote que nos traz cá e podemos já adiantar que um dos segredos passa pela escolha do equipamento certo. Mas há muito mais por descobrir.
Venha connosco e torne mais simples o dia a dia de casa!
Como poupar tempo a passar a ferro: dicas que vão transformar esta tarefa
Quase somos capazes de apostar: ninguém olha para o cesto da roupa lavada e é invadido pelo desejo inexplicável de retirar, peça após peça, todos os vincos. Da mesma forma, acreditamos que ninguém adora sair de casa com a roupa enrugada, tirada diretamente do estendal.
O segredo está em encontrar o equilíbrio, e por isso importa saber como poupar tempo a passar a ferro e de forma mais fácil. A boa notícia é que é possível e pode ser a solução que estava a faltar lá em casa.
É a pensar nisso que trazemos as dicas e segredos que são capazes de transformar o ferro de engomar num grande aliado, e não no eletrodoméstico mais temido.
Separar a roupa
Separar a roupa por grupos, por exemplo: roupas delicadas, camisas, camisetas, calças, roupas de cama, toalhas, toalhas de mesa, lenços e guardanapos de panos, vai facilitar-lhe a vida. Esse hábito é importante porque o jeito de como passar roupa pode mudar de acordo com o tecido e tipo de peça.
Sacudir a roupa
Sacuda a roupa húmida ainda antes de a estender para secar. Isso vai evitar que fique demasiado amarrotada. O resultado? Menos tempo a passar a ferro e roupa livre de vincos.
Esta ação ajuda a deixar o tecido mais esticado. O ideal é que faça isso assim que tirar as peças da máquina de lavar.
Colocar a roupa a secar em cabides
Determinadas peças de roupa como camisas, blusas ou vestidos, principalmente se forem de tecidos mais delicados, secam melhor se forem colocadas para secar penduradas em cabides.
Após tirar as roupas do estendal dobre-as
Algumas pessoas têm o hábito se simplesmente colocar as peças no tabuleiro da roupa depois de as apanhar do estendal sem qualquer cuidado – e isso vai dificultar-lhe a vida mais tarde.
Dobre-as delicadamente, de modo a que fiquem bem esticadas, porque deste modo vai ser bem mais fácil de passá-las a ferro.
Comece pelas peças mais finas ou fáceis
Deixe para o final as peças de roupa mais grossas, pois é nessa altura que o ferro atinge a temperatura mais alta. Isso vai evitar que tenha de exagerar na repetição dos movimentos de passar a ferro.
Borrifar com água
Em dias de mais calor ou nos tecidos mais difíceis pode borrifar a roupa com água antes de passar a ferro.
Passar roupas delicadas
Os tecidos mais delicados, como seda, linho, cetim, ou com detalhes e bordados existem certos cuidados para que possam preservar a qualidade da peça durante mais tempo. Não tenha medo de passar as peças a ferro, se a etiqueta da roupa assim o permitir. Veja como:
- Coloque a peça virada do avesso;
- Coloque um tecido sobre a peça;
- Não tenha o ferro demasiado quente;
- Escolha um ferro de boa qualidade e vai ver como este grande aliado vai ajudar a realizar as tarefas em menos tempo.
E a tábua?
Também temos dicas importantes neste campo. Tome nota:
- Ajuste a altura da tábua, para que possa mexer o braço confortavelmente e sem esforço;
- Estique bem a pela com as mãos sobre a tábua. Isto irá facilitar-lhe a tarefa. Se vincar, sem querer, algum tecido, use o vapor para esticar de novo.
Depois de ler este artigo, deixe de lado os erros comuns que cometia ao passar a ferro. Renda-se à combinação da melhor tecnologia que atualmente já encontra nos ferros de engomar com os melhores truques! A sua vida vai, assim, ficar mais simples.
Artigo originalmente publicado em Outubro de 2021. Atualizado em Agosto de 2023.