Share the post "Como pendurar quadros sem furar a parede: métodos infalíveis"
São várias as razões para querer saber como pendurar quadros sem furar a parede: simplesmente porque não quer sujidade em casa, porque não tem berbequins, ou porque tem mesmo de ser assim. Se alugou casa, por exemplo, pode haver uma cláusula no contrato que diz especificamente que as paredes não podem ser furadas.
Seja como for, o que não queremos é que as paredes de casa fiquem despidas, dando a sensação de uma casa vazia e sem vida. Sendo assim, mostramos como pendurar quadros sem furar a parede de seis diferentes formas.
E por que motivo isto é importante? A casa deve ser um reflexo do que somos, do que vivemos, do que gostamos. E os quadros devem ser uma representação disso mesmo, para transformar uma casa num verdadeiro lar.
Criar uma galeria de fotografias ou uma parede para exibir as suas peças de arte preferidas é uma maneira elegante de adicionar personalidade a uma casa e, acredite, quando tudo é feito corretamente, os resultados são únicos.
E o que faz sentido hoje pode não o fazer amanhã e a beleza de colocar quadros na parede é precisamente essa: nada é para sempre e pode fazer as alterações que quiser, quando desejar. Afinal, este é um dos maiores prazeres do design de interiores.
Como pendurar quadros sem furar a parede: 6 formas
Fita dupla face
Esta será a forma mais utilizada quando se fala em como pendurar quadros sem furar a parede. Atualmente, se comprar uma marca de prestígio, a fita cumpre bem o efeito, mas exige alguns cuidados: se algum dia quiser retirar a fita, muito provavelmente a pintura da parede poderá descascar. Além disso, tenha sempre em conta as indicações da embalagem e não ultrapasse o peso recomendado.
Velcro
O processo de pendurar quadros com velcro é exatamente igual ao da fita dupla. No entanto, esta solução exige um cuidado acrescido: atenção ao total alinhamento entre o velcro que fica colado à parede e ao velcro que está no quadro. Só assim garante a total eficácia do mesmo.
Gancho adesivo
Este método só pode ser aplicado para quadros levezinhos e de pequenas dimensões. Existem vários tamanhos e formas destes ganchos e de várias cores (até transparentes existem), mas deve sempre ter muita atenção ao peso máximo recomendado.
Fecho metálico adesivo
Utilize este método para quadros que tenham no máximo cerca de 3kg e confirme que a parede está limpa e com aderência para colar o fecho. Depois é só colar a outra parte no quadro e encaixar o fecho no suporte da parede.
Parede de cortiça
Uma outra alternativa de como pendurar quadros sem furar a parede, ainda que um pouco mais alternativa é utilizar cortiça. Preencha uma parede com forra de cortiça e coloque as molduras e quadros! Apesar de não aguentar com peças muito pesadas, a vantagem é que pode colocar outros itens para embelezar a parede, como post-its, flores, fotos simples ou outros.
Espaço pegdboad
Os pegboards são pedaços de tábua com furos para colocar diferentes objetos e resultam em verdadeiros objetos de arte.
Apesar de ter sido originalmente concebido para receber ferramentas utilitárias e de bricolage, os pegboards estão muito na moda para aplicar em quartos e salas também! Fale com o seu senhorio se for o caso e peça uma autorização para o aplicar. Até porque tem a vantagem de se colocar diferentes materiais, visto que este suporte é super funcional!
8 dicas infalíveis para pendurar quadros na perfeição
Escolha a parede certa
Antes de começar a colocar coisas na parede, decida qual a parede mais indicada para o efeito. Faça planos e veja imagens inspiracionais no Pinterest de modo a perceber o local mais indicado para colocar em prática o que lhe vai na mente.
Tenha em conta o tipo de quadro
O tamanho e peso do quadro vão influenciar o tipo de material que vai usar para saber como pendurar quadros sem furar a parede. Demos-lhe 6 alternativas diferentes, todavia, nem todas são adequadas.
Tenha as ferramentas certas
Tenha todos os materiais que vai utilizar à mão, para não precisar de interromper o processo e, com isso, poder até desistir do mesmo e depois ficar com uma parede incompleta.
Faça uma checklist do que vai precisar e que pode incluir artigos como:
- quadros a pendurar;
- material adequado para pendurar;
- régua;
- fita métrica;
- lápis;
- imagem inspiracional ou plano do que vai fazer;
- aparelho para nivelar.
Pendure na altura certa
Como regra geral, para saber qual a altura certa para pendurar os quadros na parede tenha em conta o seguinte conselho: o nível dos olhos deve estar dentro da metade inferior da armação ou conjunto de armações.
Desta forma, a imagem exposta terá espaço suficiente para “respirar”. Este truque permite que numa parede grande o quadro ou quadros não pareçam perdidos; assim como no caso de espaços pequenos os quadros não pareçam dominar a parede por completo.
Marque na parede o local
Coloque a moldura junto ao local da parede onde deseja que a mesma fique pendurada. Depois de escolher o local perfeito, marque um ponto ou desenhe uma linha curta.
Tire medidas
Depois de escolher o local perfeito, confirme se as medidas são proporcionais ou harmoniosas em relação ao tamanho da parede, ao tamanho do espaço e até em relação a outros quadros que já existam no local.
Coloque o quadro
Depois do quadro escolhido, lugar marcado e medido, chega o momento de colocá-lo na parede, sem medos e com confiança. Vai correr tudo bem!
Alinhe o quadro
Para garantir que o quadro está alinhado, usar um nível é fundamental. Um pouco mais para cima, mais para baixo, para a esquerda ou direita. Pequenos ajustes que fazem uma grande diferença.