Quem quer saber como perder barriga e preparar o corpo para os meses mais quentes (e para os outros), está no sítio certo. Descubra como ficar em forma com as nossas dicas.
A gordura parece adorar acumular-se na barriga, uma das zonas do corpo que, por mais que se tente, é difícil de disfarçar. Com a chegada do verão e das idas à praia, o pânico instala-se e a única resposta possível parece ser declarar guerra aos biquínis e fatos de banho.
No entanto, com alguma atenção à alimentação e algum esforço para incluir o exercício físico na sua vida, o objetivo de acabar com a gordura na zona abdominal vai tornar-se bem mais real.
Apesar de não existir uma dieta específica para perder barriga, a verdade é que há boas dicas que pode seguir e que vão ajudar a ter um corpo mais tonificado e saudável.
Como perder barriga: os melhores exercícios e alimentos
1. Não pode fugir ao treino
Uma prática regular de exercício físico, aliada à alimentação correta, é imperativa na luta contra a barriga com gordura e o excesso de peso.
Não há, contudo, nenhuma receita infalível, pelo que o ideal é apostar em exercícios de que goste e que trabalhem todo o corpo. De facto, quantos mais grupos musculares estiverem envolvidos num treino, mais calorias são queimadas.
O ideal será mesmo combinar os exercícios localizados com aqueles que envolvem um esforço de todo o corpo. Corridas, zumba e natação são boas opções, mas pode também apostar no salto à corda, nos abdominais, na prancha ou na bicicleta.
2. Mude a sua alimentação para perder barriga
Sim, tem mesmo de fazer alguns ajustes na sua alimentação se o seu objetivo é perder barriga. Pode parecer complicado, mas algumas práticas são simples e até bastante óbvias.
Por isso mesmo, o primeiro passo será fazer uma autoavaliação e perceber desde logo os erros que pode evitar: caso façam parte da sua alimentação, este é o momento para deixar, por exemplo, os refrigerantes e as bebidas alcoólicas.
3. Beba mais água
Não é segredo nenhum: se quer saber como perder barriga, tem mesmo que entender que a água tem uma importância vital na realização desta tarefa – e, claro, no dia a dia.
É uma fonte de hidratação para o corpo, facilita a absorção de nutrientes, elimina toxinas do organismo, regula a temperatura corporal, combate a celulite e ainda ajuda na digestão. Não é por acaso que deve começar o dia com um copo de água antes do pequeno almoço.
4. Alterar o número de refeições
Esta é uma daquelas discussões que nunca terão fim: quantas refeições deve fazer diariamente? A verdade é que deve haver um equilíbrio para que não fique mais de três horas sem comer.
Neste sentido, o ideal serão seis refeições por dia: pequeno almoço (a refeição mais importante), lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e uma ceia antes de dormir.
5. Boas escolhas alimentares
Em primeiro lugar, deve procurar não abusar na quantidade de hidratos de carbono complexos e de açúcares, já que são inimigos de uma dieta de emagrecimento.
Claro está que, sem exercício, nenhum alimento ou dieta fará milagres, mas alguns podem ajudar a perder barriga quando conjugados com o treino adequado. Tome nota:
- Banana;
- Abacaxi;
- Aveia;
- Quinoa;
- Gengibre;
- Linhaça;
- Sementes de chia;
- Chás;
- Carnes brancas;
- Bebidas vegetais;
- Queijo fresco;
- Vegetais.
Para ver resultados rapidamente deve, também, abdicar daqueles alimentos que fazem as delícias de qualquer um, mas que são bastante nocivos para a sua saúde e, especialmente, para uma dieta que procura acabar com gordura abdominal. Veja alguns exemplos do que deve evitar:
- Alimentos processados, como bolachas ou fast food;
- Enchidos, conservas e fumados;
- Refrigerantes e bebidas com açúcar;
- Fritos;
- Álcool.
Preparado para dar alguns passos em busca da silhueta desejada? Agora que sabe como perder barriga e descobriu o caminho para uma vida mais saudável e leve, faça opções mais inteligentes à mesa, mexa o corpo e trabalhe para viver o verão em grande estilo.