Teresa Campos
Teresa Campos
04 Mai, 2021 - 09:25

DIY: aprenda a pintar paredes como um profissional

Teresa Campos

Está a precisar de refrescar as pinturas aí de casa? Temos o artigo certo para si. Vamos ensiná-lo como pintar paredes de interior.

como pintar paredes

Pode parecer difícil, mas não é. Aprenda como pintar paredes de interior e dar-lhes a vida, brilho e cor que elas merecem.

A entrada nas estações do ano mais quentes, com os dias mais longos, é a desculpa perfeita para finalmente dar a tão necessária renovação aos espaços lá de casa. A começar pelas paredes, que vai fazer logo uma enorme diferença.

Se quer fazer esse serviço por si próprio, planeie tudo previamente e acompanhe o nosso passo a passo que, vai ver, lhe será muito útil. Comece por adquirir os materiais necessários e coloque em prática todos os ensinamentos sobre como pintar paredes de interior.

Como pintar paredes de interior em alguns passos

pintar parede
1

Limpar as paredes

Lave as paredes do pó, sujidade ou manchas de gordura com uma esponja embebida numa solução de água e detergente, específico para paredes. Depois, passe um pano húmido para remover os resíduos de sabão. Deixe secar.

2

Isolar os caixilhos e as molduras

Proteja tudo aquilo que não quer com tinta aplicando fita adesiva de papel ou papel alumínio para torneiras, espelhos de tomadas e maçanetas de portas. Proteja o piso, isole o teto na junção com a parede; os caixilhos das janelas e os vidros; e, finalmente, os frisos e rodapés. Mal termine as pinturas, retire a fita.

3

Aplicar um primário de aderência

O primário ajuda a aderência da tinta, além de evitar o bolor, proteger a parede e, ainda, maximizar o seu brilho. Daí ser tão importante não saltar este passo. Aplique o primário com um rolo.

4

Usar a lixa e o pincel

Depois do primário estar seco, passe uma lixa muito final para retirar quaisquer imperfeições. Agora, use o pincel para aplicar o primário nos cantos e recortes a que o rolo não chegou.

5

Pintar em W com o rolo

Com o auxílio de um rolo de pintura, comece a pintar pelo canto. Desenhe um W na parede e use-a como o seu ponto de referência. Agora, desenhe um W na horizontal, de modo a tapar os intervalos que ficaram ao pintar a primeira letra. A ordem pela qual se pinta é também fundamental. Comece a pintar de cima para baixo e da esquerda para a direita. Sucesso garantido!

6

Ser paciente

Não se precipite! Espere que todas as áreas estejam completamente secas, para retirar a fita adesiva e os jornais do chão. Coloque a roupa que usou de molho durante a noite em água com detergente líquido para ajudar a remover as nódoas de tinta.

Tipos de tinta para paredes interiores

Látex

Como é feita à base de água, ela secará rapidamente, mas é pouco resistente ao sol e às lavagens.

Acrílica

É impermeável, pelo que é ótima para casas de banho e cozinhas.

Inodoras

São inodoras, e por isso uma boa opção para espaços mais fechados ou para ambientes destinados a pessoas mais sensíveis, como bebés e crianças.

Texturizadas

Adequada para reparar alguma superfície que contenha defeitos ou imperfeições.

Esmalte aquoso

Ideal para pintar azulejos de cozinha ou casa de banho.

Tipos de pincel e rolo

Trincha retangular ou plana

Consegue absorver grandes quantidades de tinta, pelo que pode usar-se quer no interior, quer no exterior.

Pincel redondo ou para contornos

Para trabalhos de pormenor, é utilizado para pintar os ângulos, as janelas e as molduras.

Pincel para stencil

Redondo e fino, é ideal para pinturas de grande precisão.

Pincel para estampar

Oferece um acabamento manchado quando visto ao perto.

Pincel para acabamentos

Indicado para acabamentos finais de uma pintura.

Rolo angorá

Indicado para paredes lisas e tintas tipo esmalte, vernizes e sintéticas.

Rolo anti-gota

Indicado para paredes lisas e teto e para tintas plásticas.

Rolo nevel

Indicado para paredes lisas e tinta plástica.

Como pintar parede com rolo, passo a passo

  1. Molhe o rolo em água e escorra cuidadosamente.
  2. Mergulhe na tinta, sem rolar.
  3. Faça-o rodar sobre a grelha, para a frente e para trás.
  4. Aplique com movimentos horizontais (de ombro a ombro), pressionando de forma uniforme e sem levantar o rolo do suporte.
  5. Quando o rolo não tiver mais tinta e sem voltar a repor, cruze e alise a superfície com movimentos verticais, sem o levantar do suporte.
  6. De seguida, aplique o rolo levemente, sem repor a tinta, e alise o conjunto.
  7. A última passagem do rolo deve ser feita na direção da luz.

Rigor e precisão são dois aspetos fundamentais na hora de dar cor às superfícies aí de casa. Saber como pintar as paredes interiores requer concentração e alguma paciência, pois a pressa é inimiga da perfeição.

Veja também